terça-feira, 18 de abril de 2017

Reinaldo Azevedo, coitado, mais chutado que cão sarnento, perdeu até a capacidade de raciocínio

Que zurre a direita xucra: exigência que Moro faz a Lula é ilegal

Juiz se irrita porque defesa de petista arrola 87 testemunhas e decide retaliar: exige que Lula esteja presente a todos os depoimentos. Não faz sentido!

O Brasil, infelizmente, na média, está ficando mais burro. E, bem…, não nasci para puxar a carroça da estupidez. Uma notícia está sendo aplaudida pela direita xucra e execrada pela esquerda também xucra: Sergio Moro autorizou que a defesa do ex-presidente Lula ouça 87 testemunhas num processo em que o petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Só que fez uma exigência: o chefão petista terá de estar presente a todos os depoimentos.

A direita bucéfala delira! “Dá-lhe, Moro, juiz sem igual,”

A esquerda abestada vê na decisão o golpe continuado.

Não há um só advogado que ignore que Sergio Moro está cometendo uma arbitrariedade. Entendo que se trata de exercício de obstrução do direito de defesa.

Se o magistrado acha que há testemunhas demais e se, entre estas, há pessoas irrelevantes para o processo, ele que as recuse, então, desde que respeite o número a que tem direito o réu: oito. Vale dizer: até esse número, não pode interferir. Mas não! Moro decidiu falar para Lula: “Ah, é? Oitenta e sete testemunhas? Então você vai ver o que é bom pra tosse! Vou ter de ouvir toda aquela gente, mas você também. Vai provar do seu próprio remédio”.

Bem, é desnecessário eu dizer que um juiz julga, não pratica vingança.

Ah, sei que vai começar aquela gritaria hidrófoba! “Olhe o Reinaldo a defender Lula…” É, vai ver ele me comprou, andou me pagando jantares, me convidou pra dançar… Sabem o que é? Quando o PT era o partido mais poderoso do Ocidente, literalmente, decidi combatê-lo. Agora que está na lona, resolvi aderir. É que sou idiota, e todos os que não gostam de mim são inteligentes, certo? Como sabemos, o que apareceu de direitista valentão depois que o PT caiu em desgraça é uma enormidade! Até o Paulo Henrique Amorim chuta o Lula…

A lei tem de valer para todo mundo. Também para… Lula.

O Código de Processo Penal, que é do Estado Novo, obriga o réu a comparecer a todos os atos do processo, mas isso não foi recepcionado pela Constituição de 1988. Tanto é assim que é comuníssimo pedir-se dispensa da presença do acusado, e isso é deferido, inclusive para audiências em que serão ouvidas testemunhas de acusação, quando, em tese, poderia haver a necessidade de reconhecimento, dependendo dos fatos imputados pela denúncia.

Em se tratando de testemunhas arroladas pela defesa, não faz o menor sentido obrigar o comparecimento do réu. E a lei que alterou o CPP neste ponto prevê que o réu residente fora da comarca em que se dá o processo pode ser interrogado por carta precatória, tendo havido posteriormente a adoção da videoconferência para a realização de audiências em que devam ser ouvidas testemunhas de fora da terra, e também interrogados réus na mesma situação.

Moro está fazendo uma exigência descabida. E, o que é mais impressionante, ele próprio o admite. Queria saber a quem serve transformar Lula numa vítima de atos judiciais de exceção. Quem ganha com isso?

Tendo a achar que é o próprio… Lula!


Reinaldo perdeu até a capacidade de raciocinar. E mais: acha que todo mundo que o lê é trouxa, porque sempre enche linguiça até mais não poder para que os mais apressados desistam no meio, não cheguem aos seus “raciossímios” usualmente absurdos e se fixem apenas nos títulos sempre chamativos.

Contestando o espertinho, se o Código de Processo Penal obriga o réu a comparecer a todos os atos do processo, onde está a ilegalidade no ato de Moro? Se “isso não foi recepcionado pela Constituição de 1988”, como ele diz, também não tem a menor importância, até porque uma Constituição não tem a mínima obrigação de abarcar todos os Códigos. Se ela é omissa nesse ponto, continua valendo o escrito no CPP. A presença ou não do acusado nesse tipo de ato do processo depende exclusivamente do juiz.


Um comentário:

  1. O Reinaldo Azedo está mais para vidente de periferia do que para jornalista que deve ser levado a sério. Em seus comentários, sempre enfatiza o tempo todo, vangloriando-se de que suas previsões acertaram na mosca. Seus trejeitos nos vídeos da jovem pan, também demonstram um narcisismo sem limites com dois ajudantes que fazem o papel de vaquinhas de presépio.Por hoje é só.

    ResponderExcluir