quinta-feira, 13 de abril de 2017

Escrevi isso na quarta-feira, 13 de abril de 2005 e nada mudou

Dívidas com o INSS em 2003 já somavam mais de R$ 80 bilhões

Como todo futuro aposentado que se preza, fui dar um passeio no site do INSS para ver a quantas anda minha futura aposentadoria. Faltam 2 anos e lamentavelmente eu tenho que aumentar minha contribuição, para ver se consigo receber alguma coisa que se assemelhe ao que eles prometem. Aliás, alguém já conseguiu entender os cálculos que o INSS faz? E quem descontava sobre 20 salários, como meu pai, que foram transformados na pensão de fantásticos 600 reais para minha mãe? Peça explicações que ninguém vai dar. É o sistema, dizem.

Mas não é isso que quero abordar. Fuçando no site, descobri a lista da dívida ativa do Instituto “atualizada” em 2003. Já começa por aí a bagunça: desnecessário lembrar que 2003 já passou faz 2 anos, e atualizada é o escambau! Indo adiante, deparo-me com a quantia de astronômicos 80 bilhões e trocados devidos por não sei quantas empresas. Eles não divulgam esse número, mas acredito que entre mínimo de R$ 29,00 e o máximo de R$ 449.065.322,83 (que é a dívida da Transbrasil) existam centenas de milhares de devedores. Apurando a pesquisa, verifico que existem 36 devedores acima dos 100 milhões, que somam 10% da dívida total, dos quais 22 são órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Campinas, a Caixa Econômica Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, a Governadoria do Estado do Rio de Janeiro, etc.. Fazendo uma projeção nas coxas, dá metade da dívida com o INSS, só de órgãos públicos. É de pasmar que permitam dívidas nesse montante a instituições que deveriam dar exemplos de administração. E ainda tem gente que é contra privatizações. Por mim, até a Presidência da República seria privatizada.

Se o Brasil tivesse gente decente em pelo menos um dos três poderes, seria muito fácil. O problema é que a intimidade entre eles é muito grande, e quem não é corrupto já foi ou vai ser. Depois querem corrigir tudo aumentando a contribuição de quem paga. Justiça, cadê você? Além de cega ficou burra? Com perdão da má palavra: vão todos à merda, inclusive eu, que sou burro o suficiente para ainda pagar impostos e contribuir com calhordas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário