sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Reinaldo Azevedo, cada vez mais detraquê, decidiu que Lula não deve ser preso

Antagonista

Reinaldo Azevedo já decidiu que Lula não deve ser preso.

É melhor o regime aberto.

Reinaldo Azevedo já decidiu também que Sergio Moro é “candidato a alguma coisa”.

Como é que ele sabe disso?

Ele captou os sinais na página do Facebook da mulher de Sergio Moro, “Eu MORO com ele”.

Diz Reinaldo Azevedo na Folha de S. Paulo:

“‘Eu MORO com ele’, ‘muito gentilmente tocada’ por sua ‘querida esposa’, é uma página de militância política. Inclusive contra o Supremo, para onde vai boa parte dos políticos da Lava Jato com foro especial”.

Os advogados de Lula recorreram a um antropólogo marxista de Harvard para demonstrar que Sergio Moro usa a lei para fins políticos.

O Antagonista sugere que, da próxima vez, recorram a Reinaldo Azevedo.

P.S.: A pérola de Reinaldo

“Lula vai ser preso?” Essa é a pergunta número um das bocas, dos becos e dos botecos. A minha resposta: “Não sei”. Outro dia arrisquei: “Com corte de gastos, reforma da Previdência e reforma trabalhista, seria preferível uma condenação em regime aberto. Não gosto de heróis presos em períodos de crise. Mas que se cumpra a lei”. A pessoa ficou brava. Não foi uma resposta adequada a esses tempos de redes sociais. Nestes dias, quem indaga quer ver apenas a própria cara refletida no “black mirror”, na tela. Ou nada de “like” pra você.

Uma segunda questão começa a ganhar corpo em versos e trovas e a sair do breu das tocas: “Sergio Moro vai ser candidato?” Com alguma frequência, deixa-se de lado o complemento nominal porque parece tão óbvio que a palavra “candidato”, nesse caso, é intransitiva! Só pode ser “à Presidência”. E eu: “Seria melhor que não fosse”. E a cara contrariada do outro lado: “Por quê? Você imagina alguém melhor?”.

Oh mares! Oh temporais! Oh Cícero dos falsos cognatos!

O que é que se fez da dúvida nesta terra? Quem pergunta não espera ouvir uma resposta. Quer uma reiteração, uma redundância, um pleonasmo. Num mundo em que só há certezas, a inteligência especulativa se torna, por óbvio, subversiva.

Avanço um pouco. Moro já é candidato. E sacio a fome de complemento de quem não suporta a gramática da dúvida: é candidato “a alguma coisa”. Que ele já não caiba mais no molde do juiz, disso estou certo.

Mandam-me um vídeo em que o “esposo”, Moro, lê o trecho de um discurso de Theodore Roosevelt contra a corrupção. O americano, que falava suavemente, carregava, como se sabe, um grande porrete, o imortalizado “big stick”. Encerra a gravação sem esquecer de um agradecimento: “E fica essa leitura aí para ser apresentada nessa página, que é mantida, muito gentilmente, pela minha querida esposa”.

A tal página, no Facebook, é a “Eu MORO com ele”. Traz, logo na abertura, uma foto com as palavras “DE AMOR POR VOCÊ”. No primeiro caso, um trocadilho; no segundo, uma elipse trocadilhesca: “[Moro] de amor por você”. Assim, já se sabe a quem remete o pronome “Ele”, que não mais substitui um nome, um substantivo, mas alude a um mito em fermentação.

A página da “minha [dele] gentil esposa”, para a qual “Ele” grava vídeos, faz a defesa do fim do foro especial por prerrogativa de função, chamado, sem a devida vênia jurídica, de “foro privilegiado”; reproduz a foto de uma criança de oito anos que se fantasia com os “pretos sobre preto” da vestimenta do juiz; faz militância política aberta sobre temas que estão por aí, em trânsito.

Em suma, “Eu MORO com ele”, “muito gentilmente tocada” por sua “querida esposa”, é uma página de militância política. Inclusive contra o Supremo, para onde vai boa parte dos políticos da Lava Jato com foro especial. Sugestão evidente: “Ele” pode fazer Justiça; já aqueles do STF...
E que mal há na existência de uma página com essas características? Nenhum! Desde que “Ele” não concentrasse hoje poder de vida e morte sobre a reputação de pessoas num mercado do qual “Ele” decidiu fazer parte.

E o leitor tem todo o direito de considerar —e a minha avaliação não é muito distinta- que ninguém está na “Vara do Moro” porque andou se comportando bem no verão passado. Ocorre que a gramática da Justiça exige uma isenção incompatível com a gramática da política.

O nosso “Tirano de Siracusa” (pesquisem) já está candidato. O tempo vai dizer o que será que será.


5 comentários:

  1. Tem certas coisas que realmente são difíceis de compreender.
    Oq leva uma pessoa a ser politico profissional? A vida na politica é dura, tem que passar o tempo todo tratando com gente estupida, interesseira, suja, mentirosa... Tem que estar o tempo todo em campanha, seja por espaço interno no partido, seja por visibilidade.
    Ok, é um jeito fácil e rápido de enriquecer. Tem tb os que desejam ter poder, e o píor de todos os tipos a meu ver, os que tem uma ideologia e querem "mudar o mundo".

    Se politico é essa raça estranha, que merece tanto da nossa atenção, e tanto de nosso desprezo, infelizmente, o que dizer de um puxa saco profissional de politico??

    Que ser é esse, que trabalha de forma dissimulada, e tem em Reinaldo Azevedo seu simbolo máximo??

    Oq leva uma pessoa inegavelmente inteligente e preparada a se prestar a esse serviço?
    É só pelo dinheiro ou por algo mais? É vontade de ser aceito na "turminha"?

    Até os mais distraídos e inocentes leitores de RA já perceberam sua agenda.

    É muito triste perceber que uma voz que pensávamos estar do "nosso lado", apenas defendia o seu lado, ou melhor o lado dos "seus".


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Faz tempo que eu comento aqui que Reinaldo faz de tudo para ser "diferente".

      Excluir
  2. (argento - o Mito do "direito ao voto" Embrutece) ... oportuno comentário do Anônimo leva a outra questão: Quantos "eleitores" se deram conta que o voto obrigatório, ao invés de melhorar, tem piorado a polítika em Banãnia? ...

    ResponderExcluir
  3. "Não gosto de heróis presos em períodos de crise". Eu não gosto de herói preso em nenhum período e bandido preso todos os períodos. No caso do Lula, trata-se de um bandido e não de um herói.

    ResponderExcluir
  4. O cara a partir de um certo tempo, deslumbrou-se com o sucesso de seu blog e passou a fazer comentários irônicos e debochados incluindo até juiz Sergio Moro, que se tornou uma referencia internacional, no combate a corrupção causando muita inveja o que é perfeitamente natural. Atualmente se apresenta na jovem pan diariamente conversando com dois coadjuvantes jovens, fazendo trejeitos com os braços, como se estivesse se apresentando num teatro. Será que o cara está mudando seus parâmetros de jornalista bem sucedido e fica deslumbrado diante da câmera da jovem pan? A mosca azul não perdoa ninguém, quando o cara não está vacinado.

    ResponderExcluir