quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Lamia, a companhia aérea que significa demônio

Et occurrent dæmonia onocentauris et pilosus clamabit alter ad alterum ibi cubavit lamia et invenit sibi requiem
(Vulgata - Isaías 34, 14) 

Lamia: eu bem que estava desconfiado do nome da companhia aérea cujo avião caiu com o time do Chapecoense. Tinha a impressão que já tinha ouvido sobre as lamias e que significavam algo de ruim.

Não que eu atribua alguma ligação demoníaca ao acidente, até porque a Lamia do avião significa Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación, Compañía Anónima, mas é curioso que ninguém tenha se tocado da homonímia de extremo mau gosto.

Eu estava certo. Lamia, na mitologia grega, era uma rainha da Líbia que se tornou um demônio devorador de crianças. Chamavam-se também de lamias, alguns tipos de monstros, bruxas ou espíritos femininos, que atacavam jovens ou viajantes e lhes sugavam o sangue. Sua aparência varia de lenda para lenda. Na maior parte das versões, contudo, seu corpo, abaixo da cintura, tem a forma de uma cauda de serpente.

De acordo com a versão mais corrente, Lamia era uma belíssima rainha da Líbia, filha de Poseidon e amante de Zeus, de quem concebeu muitos filhos, dentre os quais a ninfa Líbia. Hera, mulher de Zeus, corroída pelos ciúmes, matava seus filhos ao nascer e, ao final, a transformou em um monstro (em outras versões Lamia foi esconder-se em uma caverna isolada e o que a transformou em um monstro foi seu próprio desespero). Por fim, para torturá-la ainda mais, Lamia foi condenada por Hera a não poder cerrar os olhos, para que ficasse para sempre obcecada com a imagem dos filhos mortos. Zeus, apiedado, deu-lhe o dom de poder extrair os olhos de vez em quando para descansar.

Lamia mitológica serviu de modelo para as lamias (Lamiae em latim), ora descritas como bruxas, ora como espíritos e ora monstros, humanos da cintura para cima, mas com caudas de serpente. As lamias atraíam os viajantes expondo os belos seios e emitindo um agradável cicio, para depois matá-los, sugar seu sangue e devorar seus corpos. Neste aspecto, as lamias constituem um antecedente dos súcubos da Idade Média e das modernas vampiresas.

Com frequência a Lamia é descrita nos bestiários de outras culturas como criaturas de natureza selvagem e maligna, com garras nas patas dianteiras, cascos nas patas traseiras, rosto e busto femininos e o corpo coberto de escamas. Também é associada à Lilith da mitologia hebraica. Nos folclores neo-helênico, basco e búlgaro podem ser encontradas lendas sobre Lamias, herdeiras da tradição clássica.

Na mitologia basca, as lamias são gênios com pés e garras de ave e cauda de peixe. Quase sempre femininos e de admirável beleza, moravam nos rios e fontes, onde costumavam pentear suas longas cabeleiras. São em geral amáveis, mas ficam enfurecidas se alguém rouba seus peixes. Às vezes se apaixonam por mortais e até têm filhos com eles, mas não podem se casar.

No folclore búlgaro, as lamias são criaturas misteriosas, geralmente femininas, com muitas cabeças, que, se cortadas podem se regenerar (como a Hidra de Lerna). Vivem em cavernas ou no subsolo e atormentam os povoados, alimentando-se de sangue humano ou devorando mulheres jovens. Em algumas versões têm asas, em outras sua respiração é de fogo.

Em Isaías XXXIV - 14, a Vulgata latina se refere a lamia uma única vez: et occurrent dæmonia onocentauris et pilosus clamabit alter ad alterum ibi cubavit lamia et invenit sibi requiem. Na versão da Bíblia em português, ficou assim: “e as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si”, onde Lilite (ou Lilith) é Lamia.



73 comentários:

  1. quando nós acreditamos em Deus,Jesus,Espirito Santo precisamos acreditar no demônio que é o pai da mentira.Por-isso nunca ouça ou viagem em demoníaco. A sua vida e o seu espirito esta em jogo.

    ResponderExcluir
  2. Digite seu comentário...isso e uma dor em tanto mas tem q acreditar em Deus o pai e tenha fe n tenha medo de nada Deus esta conosco

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito, meu caro tudo acontece com a permissão de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito, meu caro tudo acontece com a permissão de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Deus não permite que coisa ruim aconteça

      Excluir
    3. Quanta babaquice...agora o nome da empresa foi o responsável pela queda...
      Só tem uma explicação...erro humano e F A T A L I D A D E!!!
      Simples assim...
      Que Deus conforte o coração de cada familia envolvida que infelizmente tiveram que passar por isso...
      Se for assim nunca mais como Hellmanns...Hell -> Inferno / Mans -> Homens...
      tsctsc

      Excluir
    4. BOM CADA UM ACREDITA NO QUE QUER NE SO QUE ESSE NOME É muito forte e tem um significado muito feio

      Excluir
    5. Eu sei que Deus nao permite coisas, mas quando chega a hora da pessoa, ela vai morrer é o destino. Todos nós nascemos com uma data certa pra morrer é a vida. A nao ser se Deus interferir.

      Excluir
    6. Deus faz o que ele quer é senhor e soberano e não dá satisfação a ninguém permite sim, o homem tem o livre arbítrio para fazer o mal e o bem e Deus não interfere, a não ser que ele queira.

      Excluir
    7. Se tudo é permissão de Deus,então é tudo.Não cabe aos seres humanos julgar a permissões de Deus.Se o diabo consegue fazer coisas Deus permitiu porque ele sabe de todas coisas.


      Excluir
  5. Mitologia grega! Nada mais que uma mitologia. Só lembrando personagem também foi usado em God of War.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que tem nome existe .nao podemos descartar a ipotese que alguma coisa de muito estranho aconteceu pra k houvesse um massagre desses .so o sangue de jesus k venha nos cobrir e livra nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Esses deuses não existem são criados por homens. Existe outras coisas por táz disso.

      Excluir
  8. Soh morreram homens, pra qe coloca esse nome numa compania aerea? Meu Deus. Eh a mesma coisa que colocar.. demonio, ou algo assim.. nao que por causa disso o aviao caiu. Mas o motivo da caida fooi erro da compania mesmo.. nao teve cuidado, mas que eh estranho eh, os avioes sempre sao tao seguros neh maas.. mto triste mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo mas não foi só homens morreu uma aeromoça.

      Excluir
    2. Sendo mais preciso, Sisy Arias:copiloto

      Excluir
    3. Acho que o dono do avião nao sabia desse detalhe não.
      ninguém sabia, por isso que hoje em dia é bom procurar se informar de nome de coisas.

      Excluir
  9. Se tudo acontece com a permissão de Deus, mas não pela vontade delê, Deus é justo e dá outras que o nosso coração deseja, a palavra de Deus diz que ele deseja que o homem viva e não morra, não faz sentido você está no auge da vida e ter sua vida ceifada. Um juiz justo pode ter um grande amigo que ele ama muito e esse amigo pode ter cometido um crime, e esse mesmo pode ser levado para ser julgado, por esse mesmo juiz, no entanto o juiz mesmo amando seu amigo para que se cumpra a lei e o que é justo ele vai precisara sentencia-lo, mesmo essa não sé já a sua vontade.

    ResponderExcluir
  10. já se disse tudo, pura mitologia.

    ResponderExcluir
  11. Vamos chamar os irmãos Winchester pra resolver mais esse caso de Lâmia KKKkkKKkKKkKKkKKkKkKk Esse é um ser tão mitológico quanto um tal de Jesus Cristo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um Jesus que um dia vvc vai se prosta diante dele....Ajoelhr ao todo poderoso.....Misericordia

      Excluir
    2. Um tal não, o único e suficiente salvador da minha e sua vida
      Como foi dito todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o único Senhor

      Excluir
    3. Jesus Cristo e tão mitológico q foi por causa dele q hoje vc esta falando isso cuidado vc ñ esta falando de qualquer pessoa mais de um ser maravilhoso diguino de todo respeito fica na paz.

      Excluir
    4. bem q sabia q merda ia sair da tua boca

      Excluir
  12. Só Jesus na causa...no mundo espiritual eu não duvido de nada. ..só sei o seguinte independente do nome de avião a Bíblia diz pra estarmos preparado para encontrar com o senhor nosso Deus

    ResponderExcluir
  13. Anônimo: Desejo que o Senhor Jesus Cristo te abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir
  14. E a ganância do homem na economia do combustível??? Isso sim está acima do bem e do mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torre de comando também teve culpa por deixar a aeronave no ar esperando para pousar.

      Excluir
  15. Caçamba! Isso aqui virou lugar de peregrinação de crentes!

    ResponderExcluir
  16. Pronto, o cara não abastceu o jato, aí foi permissão de Deus...

    ResponderExcluir
  17. Misericordia, de tanto nome existente tinha q colocar esse...

    ResponderExcluir
  18. Ninguém tá livre de acidentes! Agora a palavra de Deus diz que a misericórdia dele se renova todas as manhãs "por tanto nos temos que reconhecer Deus nas nossas vidas todos os dias em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  19. (argento - só no BraZiu Réu julga Juíz) ... tá vendo?, é só falar no demônio, eles aparecem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São piores que a peste negra, Argento. É muito panaca rogando praga em nome de deus e de Jesus sem saber o que dizem, a começar pelo segundo mandamento.

      Bota demônio no título e eles aparecem como moscas na merda.

      Excluir
  20. Com Deus não se brinca.Ele não tomará o culpado por inocente.O nome de JESUS está acima de todo o nome.Ele não é um tal,é sim o todo poderoso.

    ResponderExcluir
  21. Com Deus não se brinca.Ele não tomará o culpado por inocente.

    ResponderExcluir
  22. Com Deus não se brinca.Ele não tomará o culpado por inocente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO filme ARRASTE-ME PARA O INFERNO a bruxa Ganuch lancha uma maldição sobre a Atriz principal que um demônio chamado LAMIA iria levar a atriz para o inferno e no final foi o que aconteceu.

      Excluir
  23. Quanta babaquice...agora o nome da empresa foi o responsável pela queda...
    Só tem uma explicação...erro humano e F A T A L I D A D E!!!
    Simples assim...
    Que Deus conforte o coração de cada familia envolvida que infelizmente tiveram que passar por isso...
    Se for assim nunca mais como Hellmanns...Hell -> Inferno / Mans -> Homens...
    tsctsc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este tal de Jesus que vc falou ele deu a vida por mim por vc e todos nos , se não fosse Jesus não estaríamos aqui

      Excluir
    2. Em momento nenhum eu disse que o culpado pela queda é o nome da empresa. Só me referi ao mau gosto da escolha e adicionei algumas curiosidades.

      Falando em Hellmann's, eu publiquei um post em 2012 sobre a dita cuja, que reproduzi hoje.

      Excluir
  24. Isso que vc postou foi só pra ganhar ibope,o nome do demônio que vc está fazendo referência não tem nada haver com com Lâmia o nome certo para o seu demônio líbio é Lâmia. vai estudar primeiri seu cavalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas regras ortográficas do Português, antes das reformas imbecis, nome próprio não leva acento, além do mais, o nome Lamia da companhia área é em espanhol.

      Excluir
    2. O nome veio do grego "lamia" ("Λαμία") e chegou a nós pelo latim "lamia" ou "lamiae".

      De mais a mais, com ou sem acento, dá no mesmo. Eu não quis criar polêmica, foi só uma curiosidade. Não tenho culpa se a simples menção do demônio no título tenha atraído tanto crente.

      Excluir
    3. Gente esse Ricador FROES é um CAVALO! pela retruca dos comentários vesse que não tem capacidade mental para responder os mesmos kkkk cuidado gente ele exclui todos que não concordam com as babaquices que escreve...

      Excluir
    4. Só de sacanagem, seu anônimo analfabeto, não só vou deixar o seu comentário, mas também vou publicá-lo em um post como homenagem-símbolo a idiotas como você.

      Excluir
    5. Que diferença faz identificar nomes ou não? vc vai apagar do mesmo jeito kkkk principalmente se for contra sua ideologia, vc vai mandar qualquer "leitor" seu ir tomar no orifício mesmo kkkk vc me expor é pior pra vc kkkkk que aí que todo mundo vai ver o quão fraco intelectualmente vc é kkkk mas vai lá paga esse mico pra gente rir um pouquinho do lado de cá kkk

      Excluir
    6. ao "Anônimo-Legionário" que "Confundiu" HOMONÍMIA com harmonia, veja que seu raciosímio é típico de, no mínimo, uma analfabeto funcional. foi-lhe perguntado e, por covardia ou falta de argumento, deixou de responder se sua religião é mitologia ou não, fica o desafio de responder, como ser e não como Legião, à pergunta banal, repetida para que não paire dúvidas: "Se mitologia é uma reunião que contém os mitos de um povo; ou um conjunto das narrativas fantásticas e simbólicas que explicam os fenômenos a partir de entidades sobrenaturais; ou o estudo desses mitos e de sua evolução, reunidos em um livro; responda se Religião é mitologia ou não?. Se religião é mitologia, por que é?, se religião não é mitologia, por que não é?

      Excluir
  25. Parabéns por sua pesquisa literária,mais como já foi citado tudo acontece conforme a vontade de Deus e nos não sabemos os propósitos deles a nos basta aceitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que estava determinado para ser assim, não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus. O incrível é que a globo exibiu um filme na segunda feira sobre acidente aéreo, já era o inimigo avisando suas más obras. Só sei de uma coisa quem é de Deus o malígno não toca a não ser com permissão dele.

      Excluir
  26. Gozado, você não sabe nem escrever, pedaço de asno, e me manda estudar. Primeiro, o que eu botei foi apenas uma curiosidade. Depois, a sua explicação contestando as minhas é portentosa.

    Eu podia apagar seu "comentário", mas vou deixá-lo como símbolo da sua estupidez, ignorância, falta de educação e covardia por nem ter coragem de dizer seu nome.

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente nomes contribui muito, não julgando mais as vezes a pessoa já coloca nomes com esse intuito. É o que penso.

    ResponderExcluir
  28. Ricardo
    Não acha que essa discussão evangélica já está enchendo o saco?

    ResponderExcluir
  29. Quem esta com Deus não teme mal algum o inimigo sente a presença de Deus ele foji

    ResponderExcluir
  30. o que acho mais complexo, são vcs discutindo! vamos respeitar as famílias que estão sofrendo nesse momento! pedindo força a Deus, para cada familiares terem o conforto do vosso pai celestial! Jesus Cristo, ama vcs todos, amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Koala ou jumento? Quem está desrespeitando algum dos familiares dos mortos? De mais a mais, Jesus não ama ninguém: ele morreu há 1983 anos.

      Excluir
  31. A bíblia é bem clara,sobre as postestades do ar,mas acredito que só se morre se for com a permissão de Deus!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu anônimo, aproveite que eu estou de bom humor e vá só tomar no rabo.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. (argento - "só Jesus na causa") ... é, querendo ou não, o TMU foi invadido por uma LEGIÃO - note-se os "KKK" e os Gritos em Caixa Alta.
    Crux sancta sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
    Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
    Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas"

    ResponderExcluir
  35. https://www.dicio.com.br/mitologia/ - só pra Ricardinho se situar e outra o nome está em espanhol que que um caboclo que mal escreve português pode ter moral pra falar de sonoridade em espanhol???? 100hor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mitologia é uma reunião de que contém os mitos de um povo; conjunto das narrativas fantásticas e simbólicas que explicam os fenômenos a partir de entidades sobrenaturais; o estudo desses mitos e de sua evolução. Religião é mitologia?. Se sim, por que sim?, se não é, por que não é?

      Excluir
    2. Quem falou em sonoridade em espanhol não fui eu, seu pedaço de asno. De mais a mais o que é que tem o significado de mitologia a ver com o que você está falando? E outra coisa: leia o que você escreve - se é que consegue - e reflita bem - se é que você consegue - sobre quem mal escreve português...

      Excluir
    3. Quanto à pergunta do outro anônimo, religião é mitologia sim. Mas isso é papo para outro post. Neste, eu só quis retratar uma curiosidade, uma coincidência, nada mais que isso.

      E deu nessa encrenca toda...

      Excluir
    4. Acredito que a maioria que estavam neste aviao eram conhecedores da palavra de Deus e os que nao conhenciam serao julgados pelas sua obras

      Excluir