quarta-feira, 16 de maio de 2018

Seria Bolsonaro um direitista de esquerda?


Antes do artigo um pouco óbvio, mas bem alinhavado, eu gostaria de dar um pitaco. Bolsonaro e Lula não podem ser enquadrados como direita e esquerda. Suas parcas educações e sumárias culturas estão longe de ser suficientes para que se lhes atribua alguma ideologia, a não ser que se considere o poder pelo poder como tal.

Fernando Schüler, na Folha
  
Há uma sensação de insegurança em nossas cidades e de incerteza em nossa democracia. As pessoas desejam ordem. O ponto de Bolsonaro não é discutir se a idade mínima da aposentadoria deve ser aos 60 ou 65 anos, mas insistir em uma pergunta muito simples: quando seus filhos saem à noite, você tem certeza de que eles irão voltar?

Ok, tudo isto faz parte de uma estratégia. Bolsonaro está longe de ter um programa estruturado para a segurança pública. Ele sabe que isso conta muito pouco em uma eleição. Seu ponto é encarnar a imagem do homem providencial que bate no peito e dá conta do problema.

Vai daí o repertório de frases de efeito e a agenda genérica envolvendo a crítica aos direitos humanos, amplo direito ao porte de arma, redução da maioridade penal e aprovação do chamado excludente de ilicitude, que, no limite, dá carta branca para a polícia “fazer o seu serviço”.

O foco de Bolsonaro parece bastante claro: ele confia que esta é uma eleição pulverizada e que é possível a um candidato chegar ao segundo turno com menos de 20% dos votos. Isto posto, suas posições extremadas e favoráveis ao regime militar (sob muitos aspectos inaceitáveis) estão longe de ser um problema.

Pesquisa do Pew Research Center mostrou que 38% dos brasileiros simpatizam com a ideia de um governo militar, percentual acima da média latino-americana. Entre os que não têm ensino médio completo, o apoio aumenta e vai a 45% da população.

Mesmo contando relativamente pouco para o sucesso ou insucesso eleitoral, vale perguntar qual é, afinal de contas, a visão econômica de Bolsonaro. Sua retórica é incerta, mas não é difícil ter uma ideia aproximada do que pensa o deputado observando suas votações no Congresso.

Se tomarmos sete votações estratégicas, de um ponto de vista econômico, teremos o seguinte quadro: Bolsonaro se absteve na votação da Lei da Terceirização; apoiou a PEC do teto, o fim da participação obrigatória da Petrobras no pré-sal, a reforma trabalhista e a criação da TLP; foi contra a reforma da Previdência e a recente Lei do Cadastro Positivo. Na votação sobre os aplicativos de transporte urbanos, não compareceu.

Este histórico não autoriza, ao menos não de forma nítida, a definição de Rodrigo Maia, segundo a qual Bolsonaro seria um tipo de direita, nos valores, e de esquerda, na economia. A ideia é sedutora.

Ao contrário do que ocorreu no mundo anglosaxônico, com sua mescla de conservadorismo cultural e liberalismo econômico, teríamos criado a síntese brasileira: o direitismo de esquerda.

Mas o fato é que isto é apenas uma meia verdade. Bolsonaro é um personagem dúbio. Ele diz que até pode ser a favor da privatização da Petrobras, mas com uma golden share e dependendo de quem serão os compradores.

Sobre a autonomia do Banco Central, foi bastante objetivo, defendendo “mandatos e metas de inflação claras, aprovadas pelo Congresso”.

Sua aproximação a Paulo Guedes e economistas liberais, que parece bastante sólida, sugere um personagem em transição entre o nacionalismo folclórico, do início da carreira, a posições pró-mercado pontuadas por eventuais recaídas, marcadas pela fraseologia contra o sistema financeiro e coisas do tipo.

Bolsonaro é um caso típico de populista em um dos sentidos sugeridos por Joel Pinheiro da Fonseca: na aposta na lógica da divisão social, do nós contra eles, na ideia vaga, ainda que sedutora, dos “cidadãos de bem contra a elite progressista que quer corrompê-los”.

Neste ponto, ele não se distingue muito da esquerda, na mão inversa. É uma retórica eficiente, nestes tempos em que a democracia foi assaltada pela guerra cultural.

Quanto à agenda econômica, não é clara a associação de Bolsonaro ao populismo. Suas posições recentes, no Congresso, não autorizam objetivamente este enquadramento.

O ponto é que tudo isso parece andar distante da demanda dos eleitores e do debate que se estabeleceu, pelo menos até agora, na corrida eleitoral. O futuro dirá para onde exatamente caminhamos.

2 comentários:

  1. Por favor, voce nao compara alguem que e um Capitao do Exercito, com formacao Universitaria, nunca recebeu propinas em toda sua vida politica, nao foi citado nunca na Lava-Jato, com um semi-analfabeto que nao concluiu nem a QUARTA SERIE, que ja tem 12 anos e um mes para cumprir na cadeia por Lavagem de Dinheiro e corrupcao e que esconde atraves de seus "laranjas" UM TRILHAO de reais roubados do povo e que roubou e teve que devolver ONZE CAMINHOES de preciosidades do Palacio do governo. Vai? E obvio que um indiviuo como esse ultimo nunca poderia ser considerado um patriota, nem idealista mas sim um traidor da Patria, enquanto que Bolsonaro e um verdadeiro patriota, cumpridor das leis, tem vida ilibada e tem um ideal a cumprir que e trazer de volta a democracia que perdemos com os comunistas de nossa Historia recente como FHC, Lula, Dilma, Temer. Por favor, nao compare com quem nem candidato pode ser e ja foi ate presidente e so fez ROUBAR, ROUBAR, ROUBAR. Entao como comparar??? IMPOSSIVEL.

    ResponderExcluir
  2. Pra começar, Bolsonaro não tem formação universitária. O que ele fez foi a Academia Militar das Agulhas Negras. Mas isso não importa na comparação até porque inteligência não se mede por aí. O fato é que a sua avaliação na Academia não era das melhores já que os superiores de Bolsonaro o avaliaram como dono de uma "excessiva ambição em realizar-se financeira e economicamente", além de ter "permanentemente a intenção de liderar os oficiais subalternos, no que foi sempre repelido, tanto em razão do tratamento agressivo dispensado a seus camaradas, como pela falta de lógica, racionalidade e equilíbrio na apresentação de seus argumentos", segundo seus superiores. De mais a mais, sua carreira de 27 anos na Câmara foi um zero à esquerda. Aliás bem à esquerda.

    ResponderExcluir