sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“Ó Maria, já meteste a foda?”

A Feira da Rês, conhecida localmente como “Feira da Foda”, realiza-se nos dias 12 e 21 deste mês na freguesia de Pias. Tendo como espaço o Largo da Senhora do Encontro, este certame dedicado à comercialização de gado caprino e ovino decorre sempre antes da Páscoa, sendo muito procurado pelas gentes do concelho e localidades vizinhas.

No recinto, a manhã anima-se com a presença de alguns vendedores ambulantes e muitas pessoas que vem “espreitar” os ovinos e caprinos para “decorar” a mesa na quadra pascal. Entre as conversas e negociações, contam-se muitas histórias que fazem parte da identidade local e da memória coletiva dos monçanenses.
À baila, vem sempre a origem do nome de um dos pratos mais típicos e caraterísticos da culinária local. O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Moda de Monção”, cujo festival realiza-se anualmente no mês de outubro.

A história:

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se localmente como “Foda à Moda de Monção”. De tal modo que é frequente, em alturas festivas com destaque para a quadra pascal, ouvir o povo exclamar em jeito brincalhão: “Ó Maria, já meteste a foda?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário