sexta-feira, 1 de julho de 2016

Temer não vai lá das pernas...

Como eu disse ontem, a minha paciência com presidente interino já se esgotou, mas eu não chego ao ponto de considerar Michel Temer tão ruim quanto Dilma Rousseff, como a maioria dos brasileiros, segundo acusou a pesquisa CNI/Ibope (sempre suspeita, eu sei). Em ruindade Dilma é imbatível! Salvo alguns doentes mentais graves eu não conheço no reino animal uma criatura tão incapaz.

Apesar dessa, digamos, “superioridade” sobre Dilma, Temer anda evidenciando sérios problemas em seus relacionamentos políticos e na falta de critério com o dinheiro público. E não sou só eu que penso assim. É como disse o Antagonista: “se ele continuar arrombando as contas públicas, vai perder seus únicos aliados – o mercado financeiro e o empresariado.”

Eliane Cantanhêde tratou do assunto em sua coluna no Estadão:

“O mercado dá de ombros para a Lava Jato e para os escândalos e só pensa naquilo: a recomposição da economia brasileira. Mas, se Temer abre tanto a guarda para agradar a opinião pública e o Congresso, no que ele conseguirá se distinguir de Dilma na sobriedade com as contas públicas? Dilma torrou o que tinha e o que não tinha na eleição de 2014. Temer pode estar torrando a confiança do empresariado na transição de 2016 – e, com ela, suas chances. A perna do tripé que mais torce e trabalha pelo sucesso de Temer é justamente o setor produtivo, no campo e nas cidades”.

O editorial do Estadão também alerta para a perda de capital político de Michel Temer:

“O pacote de bondades do presidente em exercício já chegou a R$ 125 bilhões em gastos e renúncias fiscais, segundo o Estado. A lista de benefícios é variada. Inclui reajustes salariais para o funcionalismo, aumento de 12,5% para o Bolsa Família, renegociação das dívidas de Estados com o Tesouro Nacional, ajuda ao Rio de Janeiro para a segurança nos Jogos Olímpicos, além de outros itens (…)

Hoje o governo tem a seu favor a expectativa dos empresários. Se continuar distribuindo bondades, poderá desperdiçar também esse capital político adiantado como crédito pelo setor privado”.


Um comentário:

  1. (argento) ... é, parece, a Temer o Fiasco das Olim Piadas do RioMaravilha, Manchete hoje nos maiores jornais do mundo ...

    ResponderExcluir