terça-feira, 26 de julho de 2016

Aleluia! Ministério da Cultura exonera 70 funcionários de uma vez - fora petralhada!

Tiso
“Não estou preocupado com a ética do PT. Acho que o PT fez um jogo que tem que fazer para governar o país.” Wagner Tiso, em encontro entre o então presidente Lula e artistas e “intelectuais” na casa do então ministro Gilberto Gil. Graças a essa frase que resume bem qual é o valor que os petralhas dão à “ética”, o músico canhou um carguinho de diretor do Museu Villa-Lobos, do qual, já não era sem tempo, foi exonerado hoje.

Estadão

O Ministério da Cultura exonerou 70 pessoas de cargos de confiança, direção, coordenação e da cúpula de algumas de suas instituições. A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, teve cinco diretores exonerados, entre eles, Olga Toshiko Futemma, coordenadora-geral, Alexandre Myaziato, Adinael Alves de Jesus, Nacy Hitomi Korim e Daniel Oliveira Albano. Da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas foram exonerados, entre outros, o coordenador-geral, José Roberto da Silva.

As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26. Outros funcionários demitidos estavam em diretorias do Ministério, como a coordenadora-geral de prestação de contas da Diretoria de Incentivo à Cultura, Denise Terra Nunes Ribas, e em outras instituições, como o diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio, Wagner Tiso Veiga. Também há mudanças em superintendências regionais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Ministério da Cultura com questionamentos sobre as demissões. A assessoria informou que uma nota será divulgada em breve.

O ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, criticou o que chamou de “desmanche”. “Esses fatos são de alta gravidade e indicam um esvaziamento, com evidentes sinais de possível futura extinção, da DLLLB”, escreveu em sua página no Facebook. “A história recente provou que sem uma Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas forte e atuante o MinC não realizará nenhum programa ou ação relevante nesta área. Sobrarão discursos e faltarão ações e desdobramentos que cumpram as aspirações republicanas e de políticas de Estado do Plano Nacional do Livro e Leitura.”

Castilho menciona também a transferência da DLLLB da Secretaria Executiva do MinC para a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), mas essa informação não consta no Diário Oficial desta terça-feira, e não foi confirmada pela assessoria do Ministério.


4 comentários:

  1. Beethoven, o maior músico de todos os tempos, era louco e simpatizante de Napoleão Bonaparte, mas quando Napoleão começou a invadir outros países, Beethoven percebeu que se tratava de um crápula e passou a repudiá-lo. Diante deste exemplo histórico, posso afirmar que o problema dos artistas brasileiros não é loucura, é falta de caráter.

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... a pergunta é, o Quê significa esta exoneração?; "perderam" os cargos mas continuam na folha de pagamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que perderam os cargos e os salários, mas não perderam a oportunidade de ficar de boca fechada.

      Excluir