Por Jenifer Castilho
Você, com certeza, já viu uma cena de algum filme em que o
adolescente que mora nos Estados Unidos completa 16 anos e implora aos pais
para o levarem para tirar sua carteira de motorista.
O procedimento é simples: apesar de existir, você não é
obrigado a passar por nenhuma auto escola.
1 – Você apresenta seus documentos;
2 – Faz exame de vista;
3 – Faz a prova teórica;
4 – Faz a prova de direção (que pode ser no seu próprio
carro).
Passou? Eles te darão um documento no valor de 20 dólares
para você pagar e pegar sua habilitação. Tudo isso no mesmo dia.
E no Brasil? Bem, é um pouquinho mais complicado.
Procedimentos:
1 – Você tem que ter 18 anos completos para tirar sua
habilitação;
2 – Pagar de cara o DUDA que custa R$ 270,65 só para iniciar
o processo. Ele tem validade de um ano.
E não esqueça! Só é aceito em dinheiro e pago através de
boleto bancário. É basicamente uma propina legalizada para você ter o direito
de ter uma carteira de motorista.
3 – Você vai a um posto do DETRAN com o documento da propina
legalizada pago, eles verificam seus documentos de Identidade e CPF, tiram suas
digitais e uma foto sua.
Depois, eles te entregam um formulário chamado RENACH
(Registro Nacional de Condutores Habilitados) que só existe essa via, é sua e
intransferível. Se perder terá que pagar outro DUDA e começar tudo do zero em
qualquer etapa do processo.
Então, o DETRAN escolherá em qual médico e psicólogo você
deverá fazer os exames.
4 – No dia do exame você paga em torno de R$ 150,00 em
dinheiro vivo para o teste médico e psicológico da primeira habilitação.
Isso tudo para conversar com um médico clínico geral que
acha que é oftalmologista e para desenhar pauzinhos numa folha com o psicólogo.
E, preste atenção, pois se você fizer o pauzinho torto no teste, você é
reprovado e terá que pagar mais R$ 150,00 para refazer o “exame”. Se o médico
burocrata achar que você tem que utilizar óculos, você está ferrado, terá que
voltar nele usando óculos e com o laudo de um oftalmologista. Além de, é claro,
pagar os R$ 150,00 em dinheiro vivo na hora do seu retorno ao médico burocrata.
5 – Finalmente, você pode se matricular na autoescola.
É por volta de R$ 1200,00 e obrigatório.
6 – De início são 45 horas/aulas teóricas que você é
obrigado a assistir numa sala da autoescola com controle de presença biométrica
do governo.
Lembra que eles colheram suas digitais?
Entre uma hora/aula e outra os alunos têm cerca de 5 minutos
para irem ao banheiro, beber água e comer senão o sistema não valida a sua
impressão digital que tem que ser colocada no início e no fim de cada
hora/aula.
Você só pode assistir no máximo 10 horas/aulas por dia. Se
quiser terminar isso tudo em uma semana, terá que fazer uma maratona na
autoescola de segunda à quinta-feira 10 horas diárias e na sexta-feira 5 horas.
Acredite, muitas pessoas fazem isso só para acelerar esse
processo angustiante.
7 – Você terá que marcar a prova teórica na autoescola e
fazê-la em um posto do DETRAN que eles indicarem pra você.
Isso dura cerca de 1 ou 2 semanas, ou até mais. Nessa prova,
você responde 30 perguntas, das quais tem que acertar 21 delas, se conseguir estará
apto a começar as aulas de direção na sua autoescola que o governo obrigou você
a contratar.
8 – Nas aulas de direção, você é obrigado a ter cinco horas
em um simulador de automóvel.
Isso mesmo, parece que você vai tirar um brevê de piloto.
9 – Depois do simulador, você terá 25 horas de direção com
um carro de verdade, adaptado para o instrutor ao seu lado poder controlar o
carro através dos pedais instalados no banco do passeiro.
Das 25 horas de direção, 5 horas são obrigatoriamente em
horário noturno.
10 – Feito as aulas práticas, a autoescola marcará sua prova
prática de direção e claro, o governo escolherá o melhor dia e o horário para
você. Isso pode demorar 30 à 60 DIAS.
11 – Foi aprovado na prova prática? Depois de 5 dias úteis a
contar da data da aprovação da prova, você pode pegar a sua carteira de
habilitação no posto do DETRAN que você se inscreveu.
Mas não se anime tanto assim. A primeira carteira de
habilitação não é uma carteira de habilitação. Ela é apenas uma permissão que o
governo dá para você dirigir. Ela tem validade de 1 ano.
Se você levar uma multa, já era, terá que fazer o processo
todo de novo do zero. Ou seja, depois de tirar a habilitação é melhor você
ficar longe do carro por um ano para poder pegar sua verdadeira carteira de
habilitação. Aí sim, poderá comemorar e dar uma volta no seu carro.
Se você for reprovado em qualquer etapa do exame teórico ou
prático terá que pagar uma taxa de reexame que custa hoje R$ 101,16.
Tempo estimado para tirar habilitação:
De 90 à 120 dias se tiver sorte e se dedicar a isso. Pessoas
comuns e muito ocupadas podem levar de 7 a 10 meses.
Valor total para tirar a habilitação no Brasil:
R$ 270,65 do DUDA + R$ 150,00 do exame médico e psicológico
mais + R$ 1200,00 da autoescola. Vai gastar em torno de R$ 1620,65. Isso sem
contar os seus custos como passagem de ônibus e/ou alimentação para frequentar
a autoescola nas aulas teóricas e práticas e para fazer os exames médico e
psicológicos.
Você realmente ficará preso durante 10 horas em uma sala de
aula comendo fandangos e tomando água porque almoçar, só se você pedir para
entregar comida. E, sim, algumas pessoas fazem isso.
E aí, se animou para tirar sua carteira de habilitação no
Brasil?
Em 1962 não era tão complicado; divertido também é legalizar (?) a adaptação do seu carro por você ser perneta, (portador de necessidades especiais é a mãe); levei quase uma ano; se quiser o direito de não pagar IPVA, leva outro tanto. Para ter sua habilitação você precisa fazer uma prova no Detran, no seu carro adaptado. E tome taxa por cima de taxa. Resumo: em 1 ano e meio só tenho um carro adaptado e agora vou atrás do tal exame. E isso tudo na sede do Detran, que fica um pouco pra lá da puta que os pariu. E em isso também: pensa que algum perito examinou a adaptação? Pensei que a vistoria do Inmetro(500,00 paus no dimdim) parisse um laudo a respeito; só olharam freios, suspensão e carburação. Piada.
ResponderExcluirIsso não é nem burocracia, é ladroeira.
ResponderExcluirEste merda já virou um país socialista, há muito!
ResponderExcluirDe que adianta o relógio sobre desde quando não somos roubados pelo PT? O blog acha que o roubo parou com Temer e o PSDB no comando do Brasil?
ResponderExcluirO mal de grande parte das pessoas é querer descobrir chifres em cabeças de burro. O relógio do blog diz exatamente o que está escrito, nem mais nem menos.
ResponderExcluirRicardo
ExcluirNão seja tão professoral. Às vezes, inteligir um texto é difícil...