sábado, 15 de outubro de 2016

Se eu disser que fui vítima de racismo, ninguém vai acreditar

O jornal Extra e a revista IstoÉ deram ênfase a uma babaquice inominável, que foi a indignação dos politicamente corretos contra uma grife de roupas, a Maria Filó, que incluiu em sua coleção peças uma estampa que retrata escravos.

Eu caí na besteira de comentar no Facebook e vejam o que me responderam, apesar das 440 “curtidas” que ganhei:
  • Ricardo Froes Gente que não tem mais o que fazer fica procurando pelo em ovo. Desde quando isso é racismo ou coisa parecida? Só falta agora reclamarem das pinturas de Debret.
  • Rejane Santos Oi??? As pinturas de Debret retratavam a realidade da época em que ele viveu. As gravuras da Maria Filó não. Elas simplesmente retratam o preconceito enraizado, a parte da história que não faz bem retratar. De arte nos exibindo como escravos, já basta as que existem e que não nos deixa esquecer dos nossos antepassados.
  • Otávia Malheiros Desde quando isto NÃO é racismo? Desde quando as pessoas perderam qualquer capacidade de compreensão de mundo e empatia? Como alguém é capaz de dizer que isto não é racismo?
  • Alessandra Herrero Ricardo, as coisas devem ser colocadas no seu contexto, se vc tem dificuldade em reconhecer o contexto que essa aberração está inserida e pior ainda compara com Debret é pq não dá nem pra começar a argumentar.
  • Ingrid Didi Maforte Ricardo Froes na época de Debret a escravidão era algo considerado normal e banal, hj em dia temos esclarecimento o suficiente para entender q não foi legal e q transformar isso em moda não é bonito. Falta bom senso.
  • Patricia Carvalho Vamos deixar claro q Maria Filó NUNCA SERÁ Debret. Pelo amor de Deus!!!
  • Mariana Dornelles Klein Não é questão de procurar pelo em ovo, trata-se de responsabilidade histórica, no caso irresponsabilidade. As pinturas de Debret são documentos históricos que atualmente servem para uma análise crítica da sociedade colonial ou ao menos deveria ser isso. A função destas obras não é ajudar à loja (de elite, por sinal) a lucrar em cima de um período extremamente doloroso que tem consequências até hj, especialmente no pensamento racista do brasileiro. Vc nunca veria na Alemanha uma roupa com estampas de judeus em campos de concentração. Eu moro aqui e ensino português em uma universidade. Ao ensinar a fonética falei SS em vez de Sduplo e me chamaram a atenção pois poderia ser uma referência à polícia nazista. Trata- se de problematizar questões, ser crítico e responsável. questões, ser crítico e responsável.
  • Pilar Teixeira Debret retratou sua propria realidade meu querido... Não vamos usar os artificios da falsa simetria e vamos respeitar o contexto histórico, né.
  • Ricardo Froes Realmente vocês são pândegos! “Artificios da falsa simetria” é ótimo! Santa, essas estampas são provavelmente reproduções de originais antigos. Se eu tiver pendurado na sala um quadro de Debret com um escravo sendo açoitado num pelourinho sou racista?
  • Ricardo Froes Gente politicamente correta é dose! Haja saco para tanta argumentação idiota! Desde quando eu comparei Debret com Maria Filó? Se Debret representava o momento histórico em que vivia e hoje as reproduções dos seus quadros são vendidas e vistas em todo lugar, e se estamparia também é arte (não estou discutindo qualidade), qual é o problema?
  • Gianfranco Pollastri Problema é que vc provavelmente é racista.
  • Ricardo Froes O problema é que você provavelmente é babaca.
  • Tatiana Coelho Falou o branco!
  • Mirella Machado Desde que vc é branco e não sabe dizer o que é racismo
  • VinÍcius Santos Um branco dizendo que não é racismo...
  • Beatriz Chaves Ribeiro VinÍcius Santos, só rindo. Tô aguardando o hétero chegar falando de homofobia.
  • Omar Monteiro Junior Quem é você para falar o que é ou não é racismo, cara pálida.
  • Jullia Kesseler Desde quando isso NÃO É racismo?! As pessoas estão realmente bitoladas em seus mundinhos... vergonha alheia
  • Filipe Carvalho Não é racismo. Pra você que é branco.
  • Robson Freitas VC é preto ? Sabe o que sentimos ? Então vá tomar no cu.
  • Kell Candido Você eh branco. Não opine no que vc não vivencia ou vivenciou. Se manque, caralho!!
  • Maddy Mils UM BRANCOOO falando o que é ou não é racismo...hahahahaha socooorrr, DEUS ME LEVA!
  • Thais Burti Sua mãe ou algum parente seu foi escravo? Pq só assim pra talvez vc se “sensibilizar” já que pelos outros que viveram esse tempo, vc não consegue nem respeitar.
  • Aline Santos Se você não sofre a opressão, não argumenta .
  • Larissa Borsatti Rezende Homem, branco e hétero falando de racismo hueheuehuseheueheue Vai estudar, Ricardo
  • Alice Popoire Você como homem BRANCO não tem absolutamente nenhum direito de dizer se é racismo ou não. Não cabe a você julgar uma realidade que não vive.

Um outro cidadão cordato foi se meter e também tomou bomba!
  • Carlos Ribeiro Apaguem tudo dos livros sobre escravos então.... Queimem tds os videos(filmes) e novelas que retratem o Brasil colonia! Derrubem tds os casarões e igreja construidos na época anterior a lei Áurea para nada lembrar o sofrimento daquela época ! Gente... achar bonito a estanpa nao significa ser racista ou não repudiar a escravidão no Brasil! Calma ai....  Sou neto de negro..filho de mulata e estudei muito sobre o Brasil daquela época, e não vi nada a mais na estampa! Gente... É muito mimimi nessa internet e tds se acham os detentores da moral e entendimento do mundo!
  • Robson Freitas É... negro da casa grande São assim mesmo Gabriel Tobio... De repente se vc balançar o rabinho ela te dá um biscoito.
  • Isabela Regina “Sou neto de negro..filho de mulata e estudei muito sobre o Brasil ...”  Olhaaaa as idéias do outro, que respondeu também esse comentário!  Tem mulata aqui não meu amor, ou é negro ou não é. Simples!... Agora, as pessoas não entendem mesmo né? Se eu não entendo, eu vou procurar estudar, me informar, pra depois falar. Quem não sofre racismo, pode somente falar da sua vivência! E não falar da verdade do outro que sofre passando por isso, como se fosse sua. Isso não existe!
  • Carlos Ribeiro Isabela Regina primeiramente nao use o termo outro quando se referir a minha pessoa! Pode me chamar pelo nome! Segundo... estude mais sobre genética e melanina ai vc vai entender o que é ser branco..negro..pele mais morena...mulato... cruzamento entre as pessoas! Se vc se considera negra não significa que tds precisam se considerar! eu posso ser moreno e me considerar mulato! de nomeclatura à sua pele e não a dos outros, sinta o que vc quer sentir sem indução!
  • Gabriel Tobio Você já trabalhou na lavoura , já usou grilhões , já levou chicotada? Não venha se comparar com quem sofreu isso porque ouviu de gente idiota palavras que te ofenderam, os meus antepassados e os seus lutatam por liberdade, por igualdade, não por vitimismo, levanta sua cabeça e segue em frente a vida, enquanto você se ofender por tão pouco só vai mostrar o quanto sua mente é fraca.
  • Marcela Lacerda “quando não dominamos uma história, não devemos contá-la. E esse foi o grande erro da Maria Filó, mais um caso de Apropriação Cultural” Isso serve tbm pra quem tá falando que as reclamações são 'exagero'.
  • Lucia Pereira Hsu se o branco falou, tá falado então né
  • Ingrid Didi Maforte Pamela Duarte não existe “moreno”, e a etimologia da palavra “mulato” é um termo pejorativo q significa MULA, refere-se a maneira como os negros eram vistos e tratados pelos brancos. Entenda, existem NEGROS e ponto. E até onde sei não houveram navios-branqueiros trazendo milhares e milhares de brancos da Europa para serem escravizados no Brasil... vamos querer ter bom senso né?!
  • Mariana Simões Gente q nem sabe o significado da palavra mulato, se considerando um... não tem vitimismo nem mimi... não é bonito e ponto! Não é moda! É dor, sofrimento, tristeza... Não é uma luta passada! É algo q se luta até hoje e tem muita gente q desmerece! Se eu achasse isso bonito, me calaria pra não passar tanta vergonha como alguns aqui.  Falta empatia, amor e respeito ao próximo... não precisa se aprofundar na história pra saber q a escravidão foi algo q destruiu a história do país! Algo q não deveria ter acontecido em lugar algum por motivo algum!

2 comentários:

  1. Bem feito para a Maria Filó. Ela deveria ter retratado os europeus que foram escravizados pelos africanos (mais de um milhão), ou talvez os negros do Daomé levando os escravos Yorubás para o navio.

    ResponderExcluir
  2. (argento - a CRENÇA no "Voto Cidadão" obstrui o raciocínio) ... é preciso reconhecer o tamanho do Estrago que a propaganda homeopática "vermelha" produziu a partir de 64; produziu e reproduz uma legião de "obstipados" que, incapazes de raciocinar, substituem argumento por Vitimismo e Agressão.

    ResponderExcluir