sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Advocacia é a segunda profissão em número de psicopatas

Traduzido da The Week

Primeiro, psicopata não significa apenas alguém que fatia você com uma serra elétrica - embora a maioria das pessoas que fazem coisas como essa sejam psicopatas. Qual é a definição?

Psicopatia é um transtorno de personalidade que tem sido descrito como caracterizado por emoções superficiais (em particular o medo reduzido), tolerância ao estresse, falta de empatia, sangue frio, falta de culpa, egocentrismo, caráter superficial, espírito de manipulação, irresponsabilidade, impulsividade e comportamentos antissociais, tais como estilo de vida parasitária e criminalidade.

Então, quais profissões têm a mais psicopatas? E quais têm menos?

Profissões com maior percentual de psicopatas
1. CEO
2. Advogado
3. Mídia (TV / Rádio)
4. Vendedor
5. Cirurgião
6. Jornalista
7. Policial
8. Clérigo
9. Chefe de Cozinha
10. Funcionário Público

Profissões com menor percentual de psicopatas
1. Cuidador de idosos
2. Enfermeiro
3. Terapeuta
4. Artesão
5. Esteticista
6. Voluntário
7. Professor
8. Artista
9. Médico
10. Contador

Fonte: “The Wisdom of Psychopaths”, Kevin Dutton, Farrar, Straus and Giroux

A próxima coisa que vem à mente é provavelmente, “Por quê?”

A maioria das profissões com menor percentual de psicopatas requerem conexão humana, lidando com sentimentos – e a maioria deles não oferecem muito poder. Psicopatas, pela sua própria natureza, não são atraídos por elas e não são muito bons nessas atividades.

Por outro lado, a maioria das funções com maior percentual de psicopatas oferecem poder e muitas requerem uma capacidade de tomar decisões objetivas, decisões clínicas divorciadas de sentimentos. Psicopatas são atraídos por elas e costumam prosperar nessas profissões.


10 comentários:

  1. Ricado, seria mais apropriado informar o significado de CEO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... GERENTÃO - CEO, em inglês, Chief Executive Officer, marrromeno um Diretor Executivo em Português.

      Excluir
    2. No Brasil tem um psicopata que era identificado como Brahma, que significa Chefe do Executivo Ordinário.

      Excluir
    3. CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

      Excluir
  2. Essa questão dos psicopatas é um pouco controversa. É evidente que as profissões com mais psicopatas são mais desejadas pelos psicopatas, mas também são profissões onde a psicopatia se torna mais fácil de ser notada. Também existe uma discrepância entre o índice de psicopatas homens e mulheres, a última estatística que vi dizia que 5% dos homens são psicopatas, mas apenas 2,5% das mulheres.

    Eu uso como critério para psicopata, o indivíduo que sente necessidade de controlar outras pessoas, ter poder sobre outras pessoas. Os psicopatas que se tornam assassinos, normalmente são aqueles que não conseguiram ter controle sobre outras pessoas em seu cotidiano e buscam satisfazer sua necessidade através da violência. Mas o psicopatas que manipulam pessoas em seu cotidiano, normalmente são vistas como dentro dos padrões sociais, isso inclui as mães que usam a condição de mãe para dominarem os filhos, mas ninguém se atreveria a dizer que uma mãe é psicopata, ela sempre estará agindo dentro dos deveres de mãe.

    Não se consegui me fazer entender, mas não pretendo fazer um comentário muito longo sobre esse tema, pelo menos não neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... SOCIOPATA, psicopata light ...

      Excluir
    2. Milton, eu só botei o artigo, sem comentar - falha minha -, mas não tenho a menor ideia de quais foram os critérios usados e muito menos quais os países/povos foram pesquisados.

      No entanto, por pura observação e convivência com uns dez durante um longo tempo da minha vida, tenho quase que a certeza que o maior número de psicopatas está entre os psicanalistas.

      Excluir
    3. Psicanalistas ou psicoterapeutas? A psicanálise é apenas uma forma de psicoterapia. Eu compartilho sua convicção, em relação aos psicoterapeutas.

      Excluir
  3. Para mim Psicopata ja é uma profissão,toda media e grande empresa tem um deles e muito bem pagos.

    ResponderExcluir