segunda-feira, 4 de julho de 2016

Quem é a mulher que impede a prisão de Lula?

Neuza Maria Alves da Silva tem uma brilhante história. Até a página dois.

Nascida em um cortiço em Salvador, no bairro de Tororó, jamais foi reconhecida pelo pai, a quem viu esporadicamente até os quatro anos de idade. Em toda sua trajetória contou com o apoio e incentivo da mãe, mulher de “poucas letras”. Aluna de escolas públicas durante toda sua trajetória escolar, após a conclusão do curso de formação de professores - magistério -, onde ingressou ao completar o ginasial, prestou o vestibular para a Universidade Federal da Bahia, tornando-se aluna do curso de Direito, concluído em 1974. Posteriormente fez especialização em Direito Processual, na Fundação Faculdade de Direito do Estado da Bahia e em Direitos Humanos pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, em convênio com a Escola do Ministério Público do Estado da Bahia.

Durante treze anos exerceu a advocacia: cinco em uma empresa de Consultoria Tributária e mais de oito como advogada da Rede Ferroviária Federal, na Bahia, de onde se desligou após ser aprovada em primeiro lugar, em concurso público realizado em 1988, para o cargo de Juíza do Trabalho. Aqui, entretanto, permaneceu apenas dez meses: aprovada em novo concurso público, tornou-se Juíza Federal, atividade que desempenhou por 17 anos.

A posse no cargo de Desembargadora Federal, tornando-se assim a primeira mulher negra a ocupar tal posto no país, ocorreu em 2004, após ter seu nome escolhido em lista tríplice apresentada ao Presidente da República.

E tudo isso sem cotas. Maravilha. Mas acaba aí essa história bonita.

Acontece que o processo de Lula no Mensalão - caso BMG -, que esteve parado por dois anos com o atual vice-presidente do TRF Ítalo Mendes, foi parar na mão da ex-vice presidente, exatamente a desembargadora Neuza Maria, que, de cara tornou, processo sigiloso e ainda criticou buscas nos endereços de Lulinha, afirmando que houve “flagrante desproporcionalidade” nas ações.

Cheira mal.

Candidatíssima a ministra do STF, fica a pergunta: por mais quantos anos Neuza vai segurar o processo de Lula, como fez Ítalo?

4 comentários:

  1. (argento) ... o nome "técnico" é APARELHAMENTO ...

    ResponderExcluir
  2. É candidata, mas já foi indicada pela anta? Acho que não.
    Vai depender da indicação de Temer? Será que essa indicação sai?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender da anta, sai, Magu. Quer perfil melhor que uma mulher negra, pobre e petralha?

      Isso é notório saber!

      Excluir