sexta-feira, 29 de julho de 2016

“‘Obra-prima’ Abaporu chega ao Brasil” - Fala sério!

“Uma das obras de arte mais representante do Brasil chegou ao Rio. O quadro Abaporu, da pintora Tarsila do Amaral, ficará exposto no Museu de Arte do Rio. A ‘obra-prima’ chegou da Argentina, onde estava havia mais de 20 anos.”

Abaporu foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral como presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. O nome da obra foi conferido por ele e pelo poeta Raul Bopp, que indagou a Oswald ao ver o quadro: “Vamos fazer um movimento em torno desse quadro?”

Os dois escritores escolheram um nome para a obra, que veio a ser Abaporu, que vem dos termos em tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando “homem que come gente”. O nome foi a referência para a criação da Antropofagia modernista brasileira, ou Movimento Antropofágico, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil.

Considerada a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 2,5 milhões, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantin em 1995 em leilão realizado na Christie’s, esse óleo sobre tela mede 85 por 72 centímetros.

Sinceramente não dá para entender como uma porcaria dessas pode ter tanto valor, não tanto o financeiro - tem louco que rasga dinheiro -, mas principalmente como obra de Arte. Não há nem o que se analisar nessa aberração pictórica onde até mesmo um conceito mais básico, luz e sombra, está completamente errado.

O quadro é um horror!


Um comentário:

  1. Eu tenho uma teoria que é a seguinte: muitas pessoas tem medo de dizer que não entenderam algo, então elogiam para os outros pensarem que elas entenderam. Acontece com pinturas, músicas, livros, palestras, é possível que aconteça com tudo.

    Vou contar um caso: estava num almoço, com umas vinte pessoas, o casal ao meu lado tinha ido a uma palestra no dia anterior ou dois dias antes. Contaram que foram à palestra, elogiaram o palestrante, comentaram o quanto era caro contratá-lo, que todos saíram satisfeitos e assim por diante. Até eu pedir para ele contarem algo de interessante que o palestrante falou. O assunto encerrou por aí mesmo e não falaram mais na tal palestra.

    ResponderExcluir