quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Não precisava ser pitonisa: Vale amargou um prejuízo de R$ 3,381 bilhões no 3º trimestre

Em 3 de fevereiro de 2014 eu escrevi o artigo abaixo. Não foi preciso apelar para minhas faculdades mediúnicas para prever a debacle da Vale, que amargou um prejuízo de R$ 3,381 bilhões no 3º trimestre. Isso, sem contar que a Vale foi a segunda empresa em maior perda de valor de mercado no governo do poste, depois da Petrobras.

Adeus Vale - privatização de araque deu lugar à estatização pra valer (à moda do PT)

Eu já tratei do assunto aqui antes, mas como as notícias não são nada boas, vou voltar ao tema.


Conforme vocês podem perceber pelos gráficos acima, a Vale ainda é do governo. Os 3,2% na mão do FGTS, os 6,8% do Governo Federal e os 6,8% do BNESPar, já somam 16,8% das ações.

A Valepar, detentora de 53,5% das ações da Vale, por sua vez, tem em sua composição acionária o BNDESPar com 9,5%, e a Litel-Previ com 58,1%, que somam 67,6% das ações Valepar, Como é público e notório que a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) é inteiramente dominada pelo PT e a tal Litel é da Previ, fica tudo em casa.

Isso tudo somado e ponderado, dá 53% da Vale na mão do governo do PT.

Como todos sabem, Lula não sossegou enquanto não tirou Roger Agnelli da presidência da Vale, o que só conseguiu quando já não era mais presidente da República, em abril de 2011. O problema entre Lula-PT e Agnelli sempre foi óbvio: enquanto Roger fazia uma gestão independente e administrativamente espetacular, dando pouca ou nenhuma bola para o governo, Lula insistia em politizar a Vale da maneira que todos nós já conhecemos, que seja, entupir a empresa de aspones e fazer com que tudo que envolva fornecimento passe a ser um jogo de cartas marcadas.

Um exemplo pouco noticiado, mas que é um escândalo, é o fornecimento de alimentação aos trabalhadores de Carajás, negócio de milhões onde hoje não há concorrência para a empresa que a fornece, e que pertence a um político do PT.

Por essas e muitas outras, os profissionais sérios de alto escalão estão debandando em massa da Vale, inundando o mercado de trabalho e deixando a empresa literalmente nas mãos do PT, já que Murilo Ferreira, atual presidente, não passa de um ajudante de ordens de Dilma e de Lula. Por isso tanta insistência em demitir Agnelli: Murilo foi escolhido a dedo por ambos.

Eu não estou revelando nenhum segredo. Qualquer executivo bem posicionado no mercado sabe muito bem disso.

Sendo assim, dentro em breve essa “nova” Vale vai tomar o mesmo caminho da moribunda Petrobras, e não sou eu que digo, é gente muito mais informada que eu no assunto. Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário