sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Aos cariocas: barraqueiros morando na praia não!

Repassando aos cariocas

Caros amigos,

Acho que todos viram na mídia que a Câmara dos Vereadores está levando à votação um projeto de lei que vai permitir que os barraqueiros deixem as suas barracas e equipamentos na areia e que também sejam autorizados a funcionar durante 24 hs/dia.

Isto quer dizer o que?
a) Que o barraqueiro que vai ter autorização de trabalhar 24hrs. dia vai passar a morar na praia e também trazer a sua família que usará este espaço como moradia, banheiro etc.
b) Que aquelas barracas horrorosas, que não tem o mínimo de manutenção, são sujas, rasgadas etc. vão ficar expostas dia e noite.
c) É impor o padrão favela ao maior patrimônio de nossa cidade que é a nossa orla.

As praias do Rio são uma APA ( área de proteção ambiental ) infelizmente não regulamentada o que a impede de proteger este patrimônio espetacular que a Natureza doou ,não só aos moradores dos bairros da orla , mas a todo e qualquer cidadão carioca. Nós temos o privilégio de termos recebido este presente e é inconcebível que alguém com o mínimo de bom senso tente destruí-lo ou colocá-lo em risco. O uso da praia da forma que está sendo proposto vai levar à destruição deste ambiente burilado pela Natureza durante milhares de anos. As areias hoje já estão muito deterioradas, sua fauna original destruída, cada vez mais grossa, escura e desertificada. Hoje só se vê nas areias pombos que são o sinal da sujeira que impera no local. Em vez de se tentar de encontrar maneiras de se usar este ambiente sem destruí-lo e procurando preservá-lo para as gerações futuras, o que está se propondo é a pá de cal no que é o maior patrimônio turístico da nossa cidade. É puro populismo!

Por favor, mandem mensagens a todos os vereadores listados abaixo pedindo que votem contra o projeto para que ele seja derrubado na primeira votação. Também, por favor, divulguem ao máximo, coloquem nas redes sociais, falem com seus amigos da mídia e façam tudo que for possível para que esta insanidade seja violentamente rejeitada pela sociedade. A exemplo da campanha “Salve a Praça” estaremos lançando amanhã uma página “Salvem a Praia”.

Participe, cidadão carioca é o seu patrimônio que está em risco!

Seguem os emails de todos os vereadores.

Assunto: SOLICITAÇÃO PARA QUE VOTEM CONTRA A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº1.312/2012
alexandreisquierdo@camara.rj.gov.br
atila.nunes@camara.rj.gov.br
caiado@carlocaiado.com.br
contato@carlosbolsonaro.com.br
cesar.maia@uol.com.br
chiquinho.brazao@camara.rj.gov.br
cristiane.brasil@camara.rj.gov.br
dr.carloseduardo@camara.rj.gov.br
doutor@eduardomoura.com.br
fernandomoraes@camara.rj.gov.br
dr.gilberto@camara.rj.gov.br
vereadorjairinho@terra.com.br
drjoaoricardo@camara.rj.gov.br
doutor@jorgemanaia.com.br
edsonzanata@camara.rj.gov.br
eduardao@camara.rj.gov.br
vereadoreliomarcoelho@gmail.com
eliseukessler@camara.rj.gov.br
eltonbabu13444@gmail.com
gabinetejeffersonmoura@gmail.com
jimmypereira@camara.rj.gov.br
joaocabral@camara.rj.gov.br
joaomendesdejesus@camara.rj.gov.br
vereadorjorgebraz@camara.rj.gov.br
jorge.felippe@camara.rj.gov.br
jorge.silva@camara.rj.gov.br
juniordalucinha@camara.rj.gov.br
lauracarneiro@camara.rj.gov.br
leiladoflamengo@camara.rj.gov.br
leonelbrizolaneto@camara.rj.gov.br
lcramos@camara.rj.gov.br
marcelinodalmeida@gmail.com
marceloarar@camara.rj.gov.br
marcelopiui@camara.rj.gov.br
marceloqueiroz@camara.rj.gov.br
vereadormarciogarcia@gmail.com
messina@camara.rj.gov.br
paulopinheiro@camara.rj.gov.br
prof.uoston@camara.rj.gov.br
reimont@reimont.com.br
renatocinco@renatocinco.com
renato.moura@camara.rj.gov.br
rosa.fernandes@camara.rj.gov.br
sferraz@camara.rj.gov.br
vereadorataniabastos@camara.rj.gov.br
teresa.bergher@camara.rj.gov.br
thiagokribeiro@gmail.com
tiocarlos@camara.rj.gov.br
veralins@camara.rj.gov.br
veronica.costa@camara.rj.gov.br
williancoelho@camara.rj.gov.br

6 comentários:

  1. Vulva também é arte.
    Teve aqueles que não entenderam e tiveram que desenhar para entender, também teve um que sentiu necessidade de tirar uma foto ao lado para não esquecer ...

    http://www.francebleu.fr/infos/videos-l-origine-du-monde-de-courbet-un-tableau-au-gout-de-scandale-1579829

    ResponderExcluir
  2. E como fica a Marinha nessa história? Afinal de contas a jurisdição da praia não é do município, é da Marinha, ou estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não mudou, você está com a razão, Milton. Vou contar até um caso pitoresco.

      Pepê, o do surf e da asa-delta, montou um quiosque de sanduíches naturais na praia de São Conrado, lá pelos anos 80. Um belo dia, recebeu uma intimação judicial, ou coisa que o valha, para prestar esclarecimentos sobre seu negócio e, para seu espanto, foi notificado que a Marinha tinha "reclamado" porque o tal quiosque era - pasme - um alvo fixo em caso de uma invasão de forças inimigas.

      Para encurtar a história, a solução dada foi que, em vez de alicerces, já que o quiosque era em cima de terra e não de areia, ele usasse rodas com pneus para que, em caso de um ataque, sua remoção fosse facilitada.

      Ele assim o fez e a questão foi resolvida.

      Só para registro, quem me contou isso foi meu maior amigo, Danton, o pai do Pepê.

      Excluir
    2. A orla de Salvador era repleta de quiosques até 2010/2011, era uma vergonha, a Marinha ficou anos lutando na justiça para retirar aquelas porcarias da praia. Quando a pendenga foi decidida no STF as barracas foram demolidas de um dia para o outro, acordamos um dia (moro em Itapuã) e as máquinas estavam demolindo tudo.

      O governo (do PT) poderia ter se antecipado e apresentado um projeto para reorganizar essas pessoas, afinal de contas eles estavam trabalhando para sobreviver e não fazia nenhum sentido simplesmente deixar que se virassem. Mas como você sabe, PT é PT.

      Logo os barraqueiros começara a trabalhar com caixas de isopor e agora trabalham como ambulantes e não como barraqueiros. A praia ficou muito melhor para os banhistas e os trabalhadores encontraram uma maneira de trabalhar e estabelecer uma relação melhor com os banhistas. Veja só o que o livre mercado pode fazer.

      Mas na parte da orla que é jurisdição da prefeitura (depois da praia), o ACM Neto está fazendo uma revolução, os quiosques antigos e construidos sem planejamento também foram derrubados e está sendo implantado um mega projeto, No primeiro ano de gestão o ACM Neto conseguiu mostrar mais o governo anterior em oito (municipal e estadual juntos).

      Excluir
  3. Se é por falta de lei ou Marinha,eu penso um pouco alem,enquanto menos barulho para UM GRANDE negocio melhor a falta de interesse. Claro que se funciona e vai funcionar vai ser bom para o monopólio e poucas pessoas! É Simples da Calçada para a areia ou parecido.
    Pedro M Gorrochotegui.

    ResponderExcluir