quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Filósofo?...

Entre tantas definições disponíveis para a filosofia, há uma de que gosto especialmente, colhida num livro de Arthur Danto, e que já devo ter citado nessa coluna em algum momento: “A filosofia mostra que duas coisas aparentemente iguais são na verdade diferentes; e duas coisas aparentemente diferentes são na verdade iguais”.
Francisco Bosco

Como todos sabem, eu leio qualquer merda, incluindo Francisco Bosco. Só que dessa vez o filho mais presunçoso do grande João Bosco extrapolou. Essa “filosofada” parece papo de hippie maconheiro dos anos 70.

Achar que ler Rimbaud, Baudellaire ou qualquer outro alonsanfã das antigas lhe autoriza a usar o rótulo de intelectual - “para mim o verão eram os versos de Rimbaud” -, é bestice demais para o meu gosto. É mais um da coleção dos que se autodefinem como filósofos apenas porque dizem coisas que ninguém entende. Nem eles.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Até aonde eu sei, os hippies maconheiros dos anos 70 não atingiam esse grau de "filobobice". Em primeiro lugar por que a filosofia não mostra coisa nenhuma, quem mostra é a lógica. Filosofia é a busca pelo conhecimento, mas infelizmente hoje a maioria dos "filósofos" (entre aspas porque são pseudo filósofos, mistificadores) não tem qualquer desejo de buscar o conhecimento, tudo o que fazem é criar opiniões baseadas em opiniões.

    Nesse caso o "filósofo" revogou a lógica dizendo que aquilo que é igual é diferente e aquilo que é diferente é igual, mas não faltarão "intérpretes" dizendo que existe um "as vezes" implícito na frase. Bobagem, minha avó era analfabeta mas sabia desde criança que "as vezes as aparências enganam", hoje temos que atuear os "filósofos" com frases idiotas onde tem que colocar um "as vezes" implícito na frase para que eles consigam dizer o mesmo que minha avó analfabeta dizia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... e não é o que faz a maioria, opina baseada nas opiniões alheias?

      Excluir
  4. (argento) ... come-se champignon, champignon é cogumelo, cogumelo é comestível, todos os cogumelos são comestíveis ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ,,, Lógica: "todos os cogumelos são comestíveis", alguns só se come uma vez na vida.

      Excluir
    2. (argento) ... "cuidado com a lógica e com cogumelos"

      Excluir