quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A balela das "usinas" de dessalinização da Embrapa no Nordeste




André Trigueiro escreveu um artigo que anda fazendo sucesso entre as capivaras para quem um traque do Bolsonaro vira uma bomba atômica. O básico é o seguinte:

“A primeira missão dada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para seu ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi buscar em Israel soluções para a seca do Nordeste, como por exemplo, usinas de dessalinização que pudessem tratar a água salobra da região. Busca-se fora do país uma solução que, na verdade, já vem sendo aplicada desde 2004 - com tecnologia nacional chancelada pela Embrapa - e que já resultou na instalação de 244 sistemas de dessalinização no Ceará, 44 na Paraíba, 29 no Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas, e 145 na Bahia.
(...)
Investir em usinas de dessalinização de grande porte por aqui poderia até ser uma opção se o Brasil esgotasse primeiro outras alternativas, principalmente, a exploração da água de reuso.”

Então eu gostaria que o André Trigueiro me respondesse quantas entre essas 585 traquitandas de dessalinização estão realmente funcionando e a quantas pessoas elas atendem, já que pela foto mostrando uma “usina” nota-se que ela mal dá para uma família e o Nordeste tem 35 milhões de pessoas sofrendo com a seca. As capivaras dizem que elas abastecem 250 mil pessoas. Então tá. Primeiro que, nesse ritmo, com 585 “usinas” instaladas em 14 anos - 42 por ano -, desconsiderando o crescimento demográfico, o Nordeste só vai ficar livre da seca no ano de 2144! Em segundo lugar eu duvido que cada uma dessas geringonças consiga atender às necessidades de 427 pessoas.

Outra coisa: qual o milagre a ser feito para possibilitar a exploração da água de reuso quando não há nem água para uso, a urina do nordestino já sai em pó e eles andam limpando a bunda com espanador?

Na outra foto, Sorek, uma das usinas de dessalinização de osmose reversa de Israel, que fica localizada a 15 quilômetros ao sul de Tel Aviv e produz 624.000 m³ por dia de água doce, o que representa 7,23 m³/s, suficientes para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes.

Israel tem mais de 400 usinas de dessalinização.

7 comentários:

  1. Ao contrário do que vem sem divulgado nas redes sociais e alguns blogs nacionais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) não desenvolveu nenhuma tecnologia de dessanilização de água e nem é responsável pela implantação de miniusinas de dessanilização no Nordeste - essa função cabe ao Ministério do Meio Ambiente, que coordena o Programa Água Doce, que atua em comunidades rurais do semiárido brasileiro para ampliar o acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra. A iniciativa abrange os nove estados do Nordeste e também Minas Gerais. A Embrapa desenvolveu, na verdade, soluções tecnológicas para aproveitamento e uso de resíduos de dessalinização em cultivos de plantas alimentícias halófitas (resistentes à salinidade) e criação de peixes. Atualmente, os rejeitos do processo dos sistemas dessanilizadores em funcionamento no âmbito do programa Água Doce são utilizados para a criação de peixes e plantio de forrageiras para nutrição de caprinos - soluções desenvolvidas e validadas para o Semiárido. Ficamos à disposição para mais informações e esclarecimentos.
    Robinson Cipriano, Assessoria de Imprensa da Embrapa

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante o seu ponto de vista, mas queria colocar um questionamento
    Israel tem 400 usinas, uma delas você disse que que fornece água para 2 milhões, a população de Israel é de 9 milhões.
    Sobra água em Israel? (400X2milhoes) daria para abastecer 800 milhões de pessoas
    Israel tem 21 mil km2, Sergipe tem 21 mil km2 (o menor estado Brasileiro), se em Israel precisa de 400 usinas. Quantas iriamos precisar aqui no Brasil?

    Eu acho que o André Trigueiro esta mostrando que a solução encontrada para Israel, não será a melhor a ser utilizada para o Brasil, e esta falando também em relação ao pais inteiro e não apenas do Nordeste. Água de reuso pode ser também a água de cisternas e não apenas água de esgoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde diz que Israel precisa de 400 usinas para suprir suas necessidades? No texto fala que Israel TEM mais 400 usinas. Não sei se você sabe mas sobra sim água em Israel, tanto é que eles abastecem a Cisjordânia com água, 2 milhões de pessoas.

      Sergipe tem uma população de 2,22 milhões de pessoas, UMA usina como a de Sorek seria capaz de abastecer 90% do estado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Unknown, seu analfabeto funcional, Sorek é a maior usina de Israel. Eu não disse que as outras têm a mesma capacidade. Defeitos tupiniquins eu devo ter muitos, menos o de ser um petralha idiota como você.

      Excluir
  3. Infelizmente o "desconhecido" partiu de uma premissa errada, concluindo que o Ricardo, que disse que UMA usina fornece água para 2 milhões, não autoriza pensar que todas as 400 fornecem, cada uma, água para 2 milhões. Defeito típico tupiniquim, pensar de afogadilho...
    A ilha de Aruba, próxima à costa da Venezuela (que azar, não?) não tem fontes de água. Eles tem uma usina de dessalinização, que atende bem uma população de 105 mil pessoas. Claro que o litro é caro, mas a água é maravilhosa, tem bom sabor, é naturalmente diurética, rica em sais minerais, e ajuda a manter a população em boas condições de saúde. Fiquei lá duas semanas, Fui visitar a usina, e percebi que a venda de água mineral é pequena. Eu preferia tomar água da torneira.

    ResponderExcluir