sexta-feira, 3 de julho de 2015

Você conhece Reguffe (PDT-DF), o político mais ético do país?

Carlos Newton da Tribuna da Internet

Sempre que alguém que a política brasileira não tem jeito, todos são farinha do mesmo saco, é bom lembrar o senador José Antônio Reguffe (PDT-DF). Jornalista e radialista, desde que entrou na política ele tem sido um exemplo de moral e ética. Primeiro, na Câmara Distrital do DF; depois, na Câmara dos Deputados; e agora, no Senado. Não foi surpresa, portanto, sua pronta intervenção para que a Mesa Diretora cumprisse o regulamento e exigisse a presença nominal dos parlamentares para a votação na sessão ordinária de quinta-feira, que contou com 44 senadores.

O número de presentes estava “congelado” desde terça-feira, quando uma reunião entre líderes partidários resolveu manter o plenário aberto, de modo que o quórum de 68 presentes valesse para as votações de ontem e assim fosse possível a abertura dos trabalhos.

O congelamento ocorreu pela primeira vez este ano no Senado devido a ausência “justificada” de quase metade dos parlamentares que viajaram para suas bases eleitorais, especialmente no Nordeste, por conta das festividades juninas. Alguns outros, alegando motivos pessoais, também não compareceram a sessão.

O “congelamento” foi acertado para garantir a votação de acordos bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos, já que este domingo a presidente Dilma Rousseff fará uma viagem oficial para se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama. Quinta-feira era o último dia que os parlamentares tinham para votar os três acordos, que acabaram sendo aprovados.

Reguffe, que não faltou a nenhuma sessão do Senado desde que assumiu o mandato em fevereiro, denunciou na quarta-feira a manobra no plenário. E na quinta-feira, após o fim da sessão ordinária que contou com a presença de 44 senadores (o mínimo para que a sessão seja iniciada é 41), Reguffe comemorou a decisão da Mesa Diretora da Casa. “A presença nas sessões nada mais é do que a obrigação dos parlamentares. É óbvio que um mandato não se resume a estar presente nas sessões, mas isso é o mínimo que a população espera de seus representantes”, disse ele ao repórter Jorge Macedo, do Correio Braziliense.

Em 2014, Reguffe se elegeu senador com 826 mil votos. Ao assumir o mandato, protocolou nove ofícios à diretoria-geral do Senado que resultaram na redução de gastos do gabinete para menos da metade.

Diminuiu de 55 para 12 o número de assessores, abriu mão de 100% da verba indenizatória e da cota de atividade parlamentar. O impacto dessas duas medidas gera uma economia de quase R$ 17 milhões, isso sem contabilizar economias indiretas com custos de férias e encargos sociais de servidores que deixou de contratar. O senador recusou ainda carro oficial, consequentemente economizará com combustível e manutenção. E foi além, abrindo mão de plano de saúde que garantiria acesso a tratamentos médicos e odontológicos tanto dele quanto de toda família. E preferiu continuar contribuindo para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do que ter direito à aposentadoria especial de parlamentar.

As medidas foram tomadas pelo parlamentar em caráter irrevogável. Isso o impede de reconsiderar a decisão futuramente. Se a mesma iniciativa tivesse adesão dos outros 80 senadores, a economia estimada aos cofres públicos ultrapassaria R$ 1,3 bilhão.

O interessante é que a grande mídia não dá espaço a Reguffe, que só é conhecido em Brasília, mas logo terá de reconhecer o valor dele como parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário