terça-feira, 21 de março de 2017

Não é só aqui: Milhões de libras de carne de rato sendo vendidas como frango desossado nos EUA

A Food and Drug Administration (FDA) apreendeu e destruiu inúmeros contêineres ilegais da China, no Porto de São Francisco, que continham carne de rato. Depois de uma investigação minuciosa, a FDA descobriu que essa carne deveria ser enviada para diferentes fábricas de processamento de carne em todos os EUA e depois ser vendida como frango. A FDA alertou que pode haver mais 300 mil libras de carne de rato falsificada em restaurantes e supermercados nos EUA. De acordo com Ronal Jones, inspetor da FDA, não é perigoso consumir carne de rato se for devidamente cozida, mas ele também acrescentou que a lei dos EUA proíbe a importação e vendas desse tipo de carne.

Allen James, um dos coordenadores do FBI, afirma que a venda de carne falsa como asas de frango é um grande negócio de dinheiro. Ele disse que no ano passado eles apreenderam grandes quantidades de carne de gambá, importada do México. Allen acrescentou que muitas organizações criminosas sempre procuram maneiras ilegais diferentes de ganhar dinheiro.

Os inspetores da FDA afirmam que não há uma maneira clara como os consumidores podem notar a diferença entre a carne legal e a falsa. Jenny Brookside, porta-voz da FDA, diz que é tarde demais para confiscar algumas das carnes que já está no mercado. Ela também disse que talvez a única maneira dos consumidores determinarem se a carne é frango ou rato é o gosto ligeiramente diferente do que usual. De acordo com um estudo realizado pela FDA em 2014, 36 milhões de libras de carne ilegal falsificada vem sido vendida nos Estados Unidos a cada ano.


3 comentários:

  1. minha pesquisa mostrou isso, fineza verificar.
    http://www.politifact.com/punditfact/statements/2017/mar/06/blog-posting/rats-rumors-tons-rodent-meat-passed-chicken-wings-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu traduzi a notícia de um site que até agora considero idôneo, o The Uknown; But Not Hidden, como esses sites caçadores de fakes não provam nada, além de muitas vezes se enganarem, e como não encontrei nenhum desmentido da FDA, a matéria fica assim.

      Em todo caso, grato pela dica.

      Excluir
  2. "Allen acrescentou que muitas organizações criminosas sempre procuram maneiras ilegais diferentes de ganhar dinheiro".

    Será que o BNDES financia essas organizações?

    ResponderExcluir