segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Não adianta: Planalto e bancada da corrupção não têm condições de abafar a Lava Jato

Carlos Newton

No Congresso Nacional, está tudo quase dominado, como se diz na gíria das facções criminosas. Amplamente majoritária, a bancada da corrupção se prepara para colocar em prática a operação destinada a abafar a Lava Jato. A ideia é seguir o exemplo do esvaziamento da operação Mãos Limpas na Itália, que curiosamente foi iniciada no Brasil, com a prisão do chefe mafioso Tommaso Buscetta na cidade de Itapema (SC) pelo delegado federal Pedro Berwanger. Após ser extraditado, Buscetta fez a fabulosa delação premiada que nos anos 90 devassou a corrupção na Itália, envolvendo 438 políticos, e entre eles havia quatro ex-primeiros-ministros. Mas a operação Mãos Limpas acabou inviabilizada por uma série de projetos legislativos e a trama até possibilitou que chegasse ao poder o empresário Silvio Berlusconi. Portanto, deu tudo errado, a corrupção voltou a reinar na política italiana.

No Brasil, a situação é semelhante. A campanha contra a Lava Jato está sendo desfechada pelo próprio governo, com apoio da esmagadora maioria do Congresso, e a estratégia traçada é uma cópia do esquema que deu resultado contra a Mãos Limpas. Aparentemente, tem tudo para conseguir êxito, mas há controvérsias, diria o genial ator Francisco Milani, que foi vereador pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1992.

No caso da Itália, o esvaziamento da Mãos Limpas teve sucesso porque naquela época houve um acerto para amaciar a grande mídia e não existia internet. Além disso, as ações contra a corrupção tinham se tornado tão repetitivas (houve 2.993 mandados de prisão) que ninguém mais dava importância. E o crime organizado – que na Itália é uma espécie de instituição nacional – acabou saindo vitorioso.

Mas no Brasil essa situação não tem como se repetir, porque a internet mudou inteiramente o panorama. A grande mídia perde importância a cada dia e o país já está dominado pelas redes sociais. As notícias mais importantes dos blogs e sites independentes viralizam e são transmitidas por e-mails e celulares, não há quem possa evitar. A reação das redes sociais tornou-se irrepresável, irrefreável, irreparável, é ilusão desconhecer essa realidade.

A morte de Teori Zavascki encheu de esperanças o Planalto e o Congresso, mas a bancada da corrupção não contava com a astúcia da ministra Cármen Lúcia, que convenceu o ministro Edson Fachin a passar para a Segunda Turma e se submeter ao sorteio do novo relator, e as regras do Supremo indicavam que seria ele o escolhido, por ser o mais novo e ter menos processos em estoque.

E logo na primeira semana o relator Fachin mostrou a que veio. Sua primeira decisão de importância foi aceitar a explosiva denúncia da Procuradoria da República contra Renan Calheiros, Romeró Jucá, José Sarney e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. O novo relator mandou abrir inquérito contra eles. Uma decepção enorme para o Planalto e o Congresso, pois julgava-se que Fachin fosse mais “compreensivo” em relação à classe política.

Em tradução simultânea, poder-se-ia dizer que não será nada fácil repetir o que aconteceu na Itália e inviabilizar a Lava Jato. Portanto, Karl Marx estava certo ao afirmar que a História somente se repete como farsa, conforme escreveu em seu ensaio “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte”. E aqui no Brasil já estamos cansados de farsas.

PS –  A grande mídia enfim despertou e está confirmando as denúncias da Tribuna da Internet sobre a manobra para abafar a Lava Jato. Os procuradores da força-tarefa estão atentos, já começaram a revidar, demolindo o que restava das reputações de Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. E a galera da internet está mais do que mobilizada. Só falta agora o povo sair novamente às ruas, e isso logo vai acontecer.


5 comentários:

  1. (argento - Povo que Aceita a CANGA Merece a CHIBATA) ... "Só falta agora o povo sair novamente às ruas, e isso logo vai acontecer." - devido ao grau de desinformação presente em toda a mídia, inclusive na internet, desconfie-se do "logo vai acontecer" (vide "pérolas petralhas") ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento - povo que Aceita a Canga ...) ... "Não adianta: Planalto e bancada da corrupção não têm condições de abafar a Lava Jato" - bão!, assim Alimenta-se a ESPERANÇA ...

      Excluir
  2. (argento - Eleitor que Aceita a CANGA Merece a CHIBATA) ... he he he, Temer é "O Cara" ...

    https://www.youtube.com/watch?v=VZ1NlOjapN4

    ResponderExcluir
  3. Veja em que ponto chegamos, executivo, legislativo e judiciário agem explicitamente no sentido de obstruir investigações e processos jurídicos, com o direito de serem manchetes principais nos noticiários.

    Não vejo outro caminho além de uma intervenção militar, os instrumentos democráticos não apresentam nenhuma condição de acabar com esses criminosos, conseguirá no máximo torná-los mais moderados, ou cautelosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento - eleitor em Greve) ... poiZé, Milton, segundo a mídia, há democracia por causa das instituições fortes - como assim, cara pálida, se as instituições estão Aparelhadas? - eleitor que aceita a canga merece a chibata! ...

      Excluir