quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pizza à moda STF: já vem fatiada, ou, o Jogo de Todos os Erros

Toffoli inova no Supremo e pede vista na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movida pela Rede que questiona se um réu em ação penal pode ocupar cargo que o coloque na linha sucessória da Presidência da República depois do processo ter obtido seis votos favoráveis dos ministros (maioria absoluta). Na prática, a medida já estava aprovada, mas, em teoria, não: a vista impediu a conclusão protocolar.

Marco Aurélio Mello faz valer sua prerrogativa de ministro, monocraticamente concede liminar à Rede e tira (ou tenta tirar) Renan da presidência do Senado baseado na “prática”. Precipitou-se – deveria ter submetido sua decisão sobre a aplicação da ADPF aos colegas.

Renan foge do oficial de Justiça munido da liminar como o diabo foge da cruz, bate o pé e fica na presidência do Senado, apoiado pela Comissão Diretora, composta pelo Presidente, Primeiro e Segundo Vice-Presidentes e quatro Secretários. Sete senadores entre os quais, não sei porque cargas d’água, seis são do Norte-Nordeste: dois de Roraima, dois do Acre, um de Alagoas e um de Tocantins - o outro é de Minas. Com um detalhe: os três suplentes são do Piauí, Maranhão e Acre, de novo.

A crise se instaura. Temer se junta a Sarney e Fernando Henrique na calada da noite para pressionar o SFT, que, em reunião de emergência no dia seguinte, faz picadinho da Constituição, depois defeca em cima, ao decidir que o cara fica na presidência do Senado, mas não na linha sucessória da Presidência da República.

Um verdadeiro circo de horrores. Uma vergonha. Nesse imbroglio não há um que preste. E o cangaceiro, mais uma vez, triunfou.


4 comentários:

  1. Enquanto eu escrevia a "Carta Aberta às FFAA", o STF realizava a votação. Depois que publiquei, fui me atualizar nas notícias e... bingo! Lá estava mais uma prova daquilo que eu disse na postagem. Outra coincidência, é que eu começo dizendo que o Brasil fracassou como nação, o Clóvis Rossi publicou em sua coluna, na Folha de SP, que o Brasil é um imenso fracasso.
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2016/12/1839451-o-brasil-e-um-imenso-fracasso.shtml

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... em Banãnia não há jogo, nem erros, as pizzas já vem fatiadas e nominadas - à "revolução redentora" sucederam Sarney que perseguiu bois no pasto, Collor que confiscou a grana de todo mundo; com Itamar, o que tava "mar" não ficou pior, nem melhor; FHC, prevendo dias piores desarmou a população; depois, como em "1984", veio a "era dos bichos", Lula, Anta e Carneiro ou, se preferirem, Cordeiro. Nós, passivos cristãos, acostumados ao Paradigma da Cruz, é que não percebemos, em tempo real, o que a LavaJato trouxe à tona (pelo andar da carruagem vão desligar a água)...

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver o Pondé no Jornal da Cultura, ele disse que o STF acertou, pois o Temer tem a missão de entregar o executivo ao presidente eleito em 2018, sem ruptura institucional.

    Puta merda, se isso que o STF fez não é ruptura institucional, então eu sou muito mal informado.

    ResponderExcluir