sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Por que somos tão covardes?

Enio Mainardi

“Por que você não se rebelou?”

Essa pergunta foi feita pelos juízes em Jerusalém, no julgamento do carrasco Eichmann, à cada judeu que se salvou dos campos de concentração. Por que razão os judeus, em geral, se deixaram conduzir tão facilmente aos campos da morte sem tentar um movimento armado eficaz, de sobrevivência, contra os nazistas??

Um dia, os brasileiros que partilham destes tenebrosos tempos de pt , terão que responder à essa mesma pergunta: “Por que vocês não se revoltaram, sabendo onde o regime corrupto-comunista estava levando nosso país?”

Anna Arendt, filósofa judia, tenta compreender as razões que levaram seu povo à apatia suicida, como aconteceu nos tempos do nazismo alemão.

Ela diz: “A verdade é que o povo judeu não era um todo organizado, não possuia território, governo, em sua hora de maior precisão, não tinha um governo para representá-lo entre os Aliados, nem exército, nem um esconderijo de armas, nem uma juventude com treinamento militar.

Mas a verdade integral tanto em nível local como internacional. é que existam organizações comunitárias judaicas e organizações recreativas e assistenciais. Onde quer que vivessem judeus, havia líderes judeus reconhecidos e essa liderança, quase sem exceção, cooperou com os nazistas, de uma forma ou outra, por uma ou outra razão.

A verdade integral era que, se o povo estivesse desorganizado e sem líderes, teria havido caos e miséria, mas o número de total das vítimas dificilmente teria ficado entre 4 milhões e 6 milhões de pessoas”

Não é essa uma situação comparável à nossa, hoje no Brasil? Aqui, a coragem da nossa liderança praticamente inexiste ou é “apaziguada”, cúmplice, acomodada, como naqueles tempos do Holocausto. A máfia do pt disso se aproveita e nos leva, como gado para abate, faz 13 anos, ao açougue comunista. Leiam e releiam o que disse a Anna Arendt, nesse trecho acima, extraído de seu livro “Eichmann em Jerusalem, um relato sobre a banalidade do mal”.

E perguntem-se quem são os que se aproveitam da nossa passividade, igual aquelas vítimas judias levados por judeus, para os fornos crematórios? Por que somos tão covardes?

Um comentário:

  1. (argento) ... bão!, corre por aí que, "depois que o cano de uma arma é apontado para a cabeça de um homem, dissolve-se-lhe a capacidade de reação" ...

    Convém sempre lembrar que, Fernando Henrique Cardoso (FHC, PMDB) foi o GESTOR do ESTATUTO do DESARMAMENTO -LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003- sem que tivesse uma arma apontada para a sua cabeça, assim como Lulinha Paz e Amor, que a assinou, também não tinha ...

    ResponderExcluir