Augusto Nunes noticiou em julho de 2011 que governo da China
havia inaugurado dias antes, uma ponte na baía de Jiaodhou ligando o porto de
Qingdao à ilha de Huangdao. Foram 42 quilômetros de extensão construídos em
quatro anos ao custo de R$2,4 bilhões.
Na mesma data o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do
Guaíba, em Ponte Alegre, uma das promessas de candidatura de Dilma. Confiado ao
Ministério dos Transportes, o “colosso” com 2,9 quilômetros de extensão sobre o
rio e orçado em R$ 1,16 bilhão, deveria ficar pronto em quatro anos também.
Pois é. Agora leiam essas manchetes:
30/03/2015
Dnit agora promete
obra da nova ponte sobre o Guaíba no prazo: setembro de 2017
15/05/2015
Previsão é que 30% da
nova ponte do Guaíba seja construída ainda em 2015
Segundo superintendente do Dnit, obra está dentro do
cronograma.
20/11/2015
Obras da nova ponte
do Guaíba estão 25% concluídas - de acordo com o cronograma oficial, ainda
faltam 24 meses para o término
Ou seja, a obra não está e nem nunca esteve em acordo com o
cronograma e agora, pelo visto, nem em 2017 a ponte fica pronta. Aliás, pelo
visto, não, com absoluta certeza!
Então vejam o quadro elaborado em 2011:
Se os chineses construíssem a ponte do Guaíba, a obra seria
concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões.
Agora imaginem se o DNIT e o Ministério dos Transportes do
Brasil fossem os responsáveis pela construção da ponte de Jiaodhou:
O custo da obra seria de R$ 16,8 bilhões em vez dos R$ 2,4
bilhões; o tempo de execução seria de - pasmem - 59 anos, ou seja, a
ponte da baía de Jiaodhou seria entregue, prontinha no fim do ano de 2070!
A bem da verdade, a obra brasileira só saiu do papel em 2014,
e é óbvio que foi por culpa da burocracia e dos acertos das propinas. Foram
três anos para se saber a quem caberia a maior parte do butim.
Lembrando que o Ministério dos Transportes está arrendado ao
PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, e o ministro é Antônio
Carlos Rodrigues.
Sabendo-se que a obra da ponte do Guaíba não é uma exceção,
pelo contrário, é uma regra em termos de custo, eficiência, competência e
roubalheira, eu pergunto: como ter uma vaga esperança que o Brasil um dia seja
viável?
Na quarta-feira (14/01/2016) o Augusto Nunes conversou como José Guzzo na TVeja. Como sempre o Guzzo foi fantástico e fez o seguinte comentário: "A ferrovia norte-sul é a única ferrovia em construção no mundo, que diminui de tamanho".
ResponderExcluir(argento) ... tradução: no BraZiu a Escacez é criada para ser administrada; ainda em outras palavras "criam dificuldades para vender (propinar) facilidades" ...
Excluir(argento) ... bão, começa que Escacez não existe, mas pode ser Criada, Administrar Recursos Escassos faz parte da Evolução do Conhecimento Humano, para o bem ou para o mal ...
Excluir(argento) ... a economia financeira lida com a transformação do que é escasso em E$ca$$ez ...
ExcluirEm 12/07/2011 enviei este e-mail (inclusive fotos, hoje não recuperáveis) e também publiquei na web (não me lembro se no OP):
ResponderExcluir.
Ponte da China versus ponte do Rio Guaíba
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Na China, a nova ponte do Guaíba seria o caminho mais curto
entre o Ministério dos Transportes e a penitenciária
Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
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Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
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Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:
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Se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias e custaria cerca de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e provavelmente seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
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Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os chefiados.
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Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
Esse é o texto integral do Augusto Nunes, Zé. E você nem deu o crédito...
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