quarta-feira, 13 de abril de 2016

Será que Paulo Ghiraldelli teve um surto?


Como eu não posso ver defunto sem chorar, se há uma coisa que me incomoda nesses “intelectuais” é a pretensão. Afinal de contas, o que é um intelectual, já que Olavos, Ghiraldellis, Boffs e outros presunçosos se outorgam esse “título”, com a maior cara de pau?

Segundo o Houaiss, na definição mais imbecil que possa haver, “intelectual” é “aquele que vive predominantemente do intelecto”. Se intelecto é, segundo o mesmo autor, a “faculdade de compreender, a atividade pensante inerente à condição humana, capaz de conferir sentido, limites, ordem e medida ao universo e a seus seres”, não há ser humano que não viva “predominantemente do intelecto”, que é “inerente à condição humana”. Seja o sujeito um puxador de carroças, um médico, um ladrão ou um mendigo, ele é um “intelectual”.

Em uma outra definição do Houaiss, vaga e quase imbecil, ele diz que “intelectual” é “aquele que demonstra gosto e interesse pronunciados pelas coisas da cultura, da literatura, das artes etc.”. Ora, desde quando o simples fato de “gostar” de alguma coisa denota méritos que elevem a classificação de “intelectual” a uma categoria que seja privilegiada pelo destaque em relação aos outros humanos?

Diga-se de passagem, essa questão da intelectualidade presumida já inflava o ego dos antigos romanos. O filósofo Marcus Tullius Cicero já dizia que “docto homini et erudito vivere est cogitare” - para um homem estudioso e culto viver é pensar.

E por acaso alguém vive sem pensar?

6 comentários:

  1. (argento) ... pelo que agradeço a promoção ao "seleto clube"; mas, puerra!, até a Dilma? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma e Lula não estão incluídos: anta e lula (ou jararaca) não são seres humanos.

      Excluir
  2. Depois que o Houaiss morreu, o dicionário começou a adotar significados diferentes, percebi isso em alguns casos. De acordo com o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de 1913, intelectual é aquele que tem inteligência culta, ou seja inteligência e grande quantidade de inteligência.

    Eu não sei por que os dicionários atuais querem apresentar novos significados, até aceito novos significados, mas não a extinção do significado antigo. O dicionário de 1913 é muito mais coerente que o Houaiss atual, no verbete "intelectual".

    PS. aplicando o significado do dicionário de 1913, sobram poucos intelectuais no Brasil, principalmente entre os "famosos".

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... é só uma frase de efeito - serve bem, também, aos intelectuais didireita ...

    ... segundo Armínio Fraga, a CPMF não vai solucionar o déficit fiscal - bão!, vai depender da aliquota? - mas que ela virá, rapidinho, é 100% certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... é, talvez um surto de parcialidade ...

      Excluir
  4. O Jornal da Cultura, de ontem (15/04/2016), disse que o Dicionário Houaiss vai fazer uma pesquisa pública para saber o significado de família. Agora é assim, o dicionário pergunta para o público, que procurou no google, então, quando você citar o dicionário estará citando a opinião do público.

    ResponderExcluir