sexta-feira, 1 de abril de 2016

O Rio de Janeiro é um lixo!


Ver esse vídeo dá uma inveja danada, mas, ao mesmo tempo, dá uma puta raiva desses políticos canalhas e impunes que infestam o Brasil.

Em 26/05/2010, segundo O Globo, o governo do estado e a prefeitura do Rio queriam dar um rápido fim ao problema da gestão do lixo na Região Metropolitana e no interior. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, informou que em três anos todos os resíduos gerados pela população fluminense teriam destinação adequada - em aterros sanitários e outras áreas com tecnologia permitida. O prefeito em exercício da capital, Carlos Alberto Muniz, declarou que o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica seria inaugurado em 2011 para substituir o Aterro de Gramacho, que hoje recebe praticamente todo o lixo da capital.

O Centro, consta, foi inaugurado em 2011, só que nas coxas, como é de hábito, sem a estação própria para tratamento de chorume, líquido contaminante resultante da putrefação do lixo orgânico, que ficou de ser inaugurada no fim de 2013. Não sei se o foi na data prevista, mas é fato que ele está funcionando hoje. Mal.

A prefeitura de Seropédica notificou, em fevereiro do corrente ano, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos porque após um dia de chuva houve vazamento de chorume para um córrego e para o reservatório subterrâneo de água sendo que o Aquífero Piranema pode ter sido contaminado com o vazamento.

Além do chorume que vazou, o córrego também recebe o esgoto das casas do bairro de Aperó e esta não é a primeira vez que ocorre esse tipo de acidente. O córrego passa nas proximidades do Centro de Tratamento de Resíduos Santa Rosa. O centro é administrado pela empresa Ciclus que explicou em nota que "o vazamento ocorreu por causa de um corte de energia elétrica, o que - pasmem - provocou uma falha nos geradores, durante o transporte do chorume para o centro de tratamento".

Agora, que alguém me explique como um corte de energia elétrica pode ter provocado falha nos geradores se estes estão lá justamente para suprir eventuais cortes de energia! É muita cara de pau!

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, “para avançar nessa área” segundo ela, assinou com o governo de Portugal, ainda em 2010, um acordo de cooperação técnica, já que o país “tem experiências bem sucedidas de práticas como responsabilidade compartilhada e de pós-consumo”.

“O modelo prevê que produtores tenham responsabilidades com a embalagem depois que ela deixa o consumidor. Espero estar com esse projeto pronto até o fim deste ano [2010].”, disse ela.

Esse convescote entre estado e município realizado em 2010, como, sempre, deve ter sido apenas um blablablá para dividir comissões, já que Marilene declarou que dispunha “de R$ 200 milhões do estado e outros R$ 200 milhões da iniciativa privada para resolver essa questão do lixo” e não resolveu coisa nenhuma!

Cadê isso tudo que foi prometido, já que o aterro sanitário não funciona a contento e o resto, o lixo reciclável, como garrafas pet, plásticos em geral, etc., continua sendo largado nas ruas, favelas, rios e mar?
Isso é - ou era - um canal sob a Linha Amarela, uma das principais vias da cidade


9 comentários:

  1. (argento) ... é, o braZileiro é mal educado!, sim, entenda-se má educação escolar aliada à desinformação Seletiva. O politicanalha braZileiro tem, como meta, a construção de praças, o asfaltamento de trilhas e vielas - nada a longo prazo, tem que ser imediatista e "de obras visíveis" - sem contar que a vida é curta e é preciso fazer fortuna rápido ...

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... o PolitiCanalha-BraZilis é "pragmático", rapidinho entende o uso da retórica no discurso - por "local apropriado", qualquer lugar é lugar apropriado, inclusive no cu do contribuinte ...

    ResponderExcluir
  3. Aqui não vai funcionar, querem apostar?
    Vai ter um ou mais filhos da puta botando garrafa de vidro, só para ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  4. (argento-mais Anarquista, impossível) ...

    https://www.youtube.com/watch?v=A9ShMyQj1Bk

    ResponderExcluir
  5. (argento) ... BÃO!, conforme prometido, em evento realizado dentro do palácio do planalto, antes de discurso de Dilma ...

    https://www.youtube.com/watch?v=fvPOJsFmN0k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... deu na Folha 02-04-2016, 11:14: MST invade fazendas em SamPa ...

      Excluir
    2. (argento) ... e cumpriram ...

      https://www.youtube.com/watch?v=0U2XQ_zmtEE

      Excluir
  6. Trocando de lixo pra lixo, a Folha de São Paulo, que foi explícita defensora do PT por mais de 13 anos, era defensora do PT até ontem, hoje apresentou um editorial defendendo algo que eu advogo há muito tempo.

    http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/04/1756924-nem-dilma-nem-temer.shtml

    Marco Antonio Villa, que eu respeito e admiro, diz que Michel Temer tem condições de ser presidente até o final do mandato, estabelece uma comparação com Itamar Franco que não tinha base de apoio partidário, mas que resultou no Plano Real.

    Villa está equivocado, não é uma questão de base partidária, nem do caráter do Itamar e do Temer, é uma questão de conjuntura. Senão vejamos: Itamar rompeu com Collor na primeira medida do governo, o confisco da poupança, jamais tomou posição pública sobre o processo de impeachment e não fazia parte de um partido envolvido na mesma corrupção do Collor.

    Michel Temer pode ser o homem mais honesto do planeta, mas isso não o qualifica para ser sucessor da Dilma após o impeachment. Michel Temer foi vice da Dilma no primeiro mandato, não há como se desvincular daquele governo, se reelegeu junto com a Dilma, na mesma campanha inescrupulosa e financiada com dinheiro da corrupção, foi articulador político da Dilma num momento em que toda a sujeira já estava em céu aberto, depois tomou posição política explícita no sentido de derrubar a Dilma.

    No meu entendimento, Michel Temer deveria ter renunciado quando deixou de ser articulador político da Dilma, teria a oportunidade política perfeita, deixaria o governo Dilma sem deixar oportunidade para ser chamado de traidor.

    Agora Michel Temer representa aquele que foi articulador político da Dilma e do impeachment, ou seja, representa tanto a continuidade como o oportunismo, enquanto que o PMDB representa a substituição do PT por um cúmplice na corrupção.

    No meu entendimento,Temer poderia abreviar agonia da população, poderia propor ao Lula um acordo de renúncia simultânea com a Dilma, dando ao Lula o oportunidade de se candidatar, tendo ele próprio a oportunidade de se candidatar e dando à população o direito de escolher o sucessor da Dilma.

    Eduardo Cunha, por mais pilantra que seja, não ficaria muito tempo como presidente e faria um governo apenas para manter o funcionamento burocrático do executivo. Querendo ou não, Michel Temer substituindo Dilma, representa um golpe, não no sentido jurídico, mas no sentido político e corre o risco de ser um governo tão agonizante quando o da própria Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FHC fez a seguinte declaração, sobre o editorial da folha que defende a renúncia de Dilma e Temer:

      “Podem ter razão abstrata os que pedem eleições gerais já. Mas como fazê-las agora sem romper a Constituição? A renúncia é ato individual de vontade que foi respondido com um rotundo não!”

      Se não estou enganado, o FHC também respondeu ao impeachment com um "rotundo não".

      Excluir