sexta-feira, 15 de abril de 2016

A luta tem que continuar!

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”
Ayn Rand

Meu medo é que depois do impeachment todo esse ânimo popular de hoje volte ao estado de estupor que sempre esteve até bem pouco tempo atrás, quando as pessoas eram mais preocupadas com os Big Brothers da TV do que com os Big Brothers orwellianos da política. O retrato que Ayn Rand fez, há quase um século, do que é hoje a nossa sociedade exige, mais que nunca, que sigamos as palavras de Eduardo Mondlane, líder revolucionário e ideólogo de Moçambique, em um discurso de 1967: “a luta continua!” - com a devida vênia dos “cumpanheiros e cumpanheiras” que se apropriaram da expressão.

Por certo o “a luta continua” original se referia à luta armada dos membros da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) pela independência do país e, por certo, a nossa luta, que vai continuar, também tem que ser armada, só que em vez de armas de fogo, as nossas armas terão que ser a continuidade dessa consciência política recém-despertada, aliada ao sentimento de que tudo voltará à estaca zero se continuarmos, como antes, a nos recusar a interferir com determinação e seriedade em todos os processos sócio-políticos do País.

A sensação de vitória que se avizinha com o impeachment não pode ficar restrita ao domingo que vem. Ela tem que, daí para adiante, ser diária e não pode cessar nem depois que o último político corrupto seja preso, pois ainda nos caberá o dever de obedecer “titio” Thomas Jefferson, quando ele recomendou a vigilância eterna como o único meio de conquistarmos a liberdade.

Portanto, espero que continuemos no esforço em nos dedicar cada vez mais aos assuntos relevantes do País até que isso vire uma rotina como tomar banho. E já que hoje ninguém mais vive sem a internet, vamos também esquecer um pouco a preocupação com “curtir” imagens de santinhos, orações milagrosas e fotos de crianças doentes para sermos realmente úteis uns aos outros e o futuro que sonhamos para os nossos filhos e netos chegue bem rápido, ainda a tempo de podermos, nós mesmos, aproveitá-lo.


16 comentários:

  1. Vou resumir minha posição da seguinte forma: tirar Lula/Dilma/PT do governo não deve ser o objetivo, deve ser o primeiro passo.

    ResponderExcluir
  2. Alguns detalhes que estão sendo ignorados: segunda-feira o Temer deve anunciar o novo ministério, Lula será aquele que foi sem nunca ter sido (ministro), a ação no supremo não precisará ser julgada, assim como a ação de impugnação da nomeação do ministro da justiça, que voltará a exercer a função de vice procurador geral da república.

    Alguém está questionando como ficará a imagem do MPF com o ex ministro na vice procuradoria geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... tô muito mais preocupado com a Lava Jato - explico: enquanto "foi" útil à "oposição", andou - andará depois do Impedimento?, caso haja, inda dependerá do senado federal ... (se não for boato, li, que a LavaJato encerrar-se-á até dezembro, pode encerrar-se antes)

      Excluir
    2. (argento) ... como todo mundo sabe, penso torto -Nunca entendi como a LavaJato foi tão longe!- vejo a LavaJato como um Erro Estratégico, onde "alguém(s) queria(m) atingir outro(s) e, acionado o gatilho, acabou expondo os bastidores do Sistema PolíTiCanalha BraZilis de há muito ... (é, talvez meu "Tico", quem sabe?, até meu "Teco", aproveitando o caos reinante, tenham desembarcado)

      Excluir
  3. Argento, a intenção de encerrar a operação Lava Jato até dezembro é do próprio juiz Sérgio Moro, mas isso não inclui as ações que deverão ser instauradas no STF, por causa do foro privilegiado.

    Mas tem algo que me deixa intrigado, no começo do ano disseram que, até aquele momento, a investigação estava com 1/3 do total a ser investigado, será que já investigara os outros 2/3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... há indícios de sobra, de projetos de "leis", para cercear (aos pouquinhos inviabilizar) o andamento da LavaJato e, de quebra, quaisquer outras futuras investigações e operações do tipo - hehehe, vamos combinar, a LavaJato já expôs, mais até do que deveria, ao público-alvo-das-balas-perdidas, o "sistema" (modelo, paradigma), PoliTiCanalha, que rege Banania; né não? ...

      http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/lava-jato/vem-ai-uma-lei-para-cercear-a-lava-jato/

      http://www.midianews.com.br/politica/projeto-de-maggi-manobra-para-dificultar-combate-a-corrupcao/260220

      Excluir
    2. Se é que eu entendi bem, o que acaba são as investigações que envolvem a Petrobras. As ramificações, extensões e consequências vão continuar na ordem do dia.

      Excluir
    3. Parece que é isso, mas existem duas operações, uma em Curitiba e outra em Brasília. O problema é que fica muito difícil separar o que está ou não ligado à Petrobras, veja o caso do Banco Schain, deu um empréstimo para o Bumlai, que repassou metade para o cara de chantageava o Lula, o empréstimo nunca foi quitado e o banco recebeu um contrato milionário com a Petrobras.

      Excluir
    4. (argento) ... quer saber?, a LavaJato se tornou muito maior em Importância do que decisões de quaisquer juízes ...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. (argento) ... "A luta tem que continuar!", mas o caminho ...

    https://www.youtube.com/watch?v=SJRgfVRS6Vg

    https://www.youtube.com/watch?v=TZoeDmIj-zQ

    (Povo Não Vota Errado, É ENGANADO)

    ResponderExcluir
  7. (argento) ... eu só quero entender ... do quê adianta ficar na frente da TV assistindo a uma votação que não decide? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deixar de ver pronunciamentos como "esse é o momento de silenciar (...)"? Onde mais você tem a oportunidade de ouvir alguém dizer que é o momento de silenciar e continuar falando? Ou ver alguém dizendo "os meus eleitores que votaram em mim"?

      Excluir
    2. (argento - ateu, anarquista e masoquista) ... PÔ! foi torturante ouvir as "pérolas" (dos Sim e dos Não). O quê nos decide a Sorte? - MAKTUB! - espero não parem as "lavaJato" necessárias à LIMPEZA ...

      Excluir
    3. (argento) ... a que mais me "divertiu" foi:

      "- (...) em nome dos trabalhadores digo não", repetida de montão.

      Excluir