sexta-feira, 10 de junho de 2016

Incúria! UFRJ anuncia descoberta de superbactéria em praias usando amostras coletadas três anos atrás!

KPC
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentada anteontem em evento científico na instituição identificou a presença da superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) nas praias de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Segundo especialistas, a KPC é encontrada principalmente em ambiente hospitalar e não causa danos imediatos à saúde de pessoas saudáveis, porém, em indivíduos com o sistema imunológico debilitado pode provocar infecções pulmonares e urinárias e até levar à morte.

Até aí, maravilha. Só que a análise dos dados concluída no fim de maio deste ano, é referente a dez amostras de água coletadas dessas cinco praias entre setembro de 2013 e setembro de 2014!

Ou seja: quem tinha que morrer, já morreu e, muito provavelmente, a KPC, que tinha ido dar um mergulhinho há três anos, já tenha regressado aos hospitais. De ônibus.

Quiuspariu! Ou estava faltando dinheiro para organizar a festinha para apresentar a superbactéria à sociedade ou esses pesquisadores da UFRJ são uns sem-noção. Em ambos os casos a incúria é lamentável, porque o que está em jogo são a saúde e a vida da população.


6 comentários:

  1. Ric
    Não se zangue com o bairrismo, mas não aguentei ficar calado.
    Qual a surpresa de identificar incúria no Rio de Janeiro?
    Só posso pensar que os que estão vivos tem sorte (ou não!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpresa nenhuma, Magu. Nós não temos mais o direito de nos surpreender, mas a indignação ainda vale.

      Excluir
  2. (argento) ... e por falar em incúria, D Orani esteve mais uma vez em maus lençóis, desta vez, preso em um tiroteio no RioMaravilha. Precisamos urgente de uma Lei do Desarmamento ... (vote PQP)

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... ainda sobre incúria, atirador em boate gay, em Orlando, EEUU, deixa mortos e feridos e é morto pela polícia - tanto lá, como cá, civis ordeiros não usam armas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... o número de mortos foi estimado em 50 - se 50 frequentadores estivessem armados, o atirador teria matado tantos?

      Excluir