quinta-feira, 16 de junho de 2016

Brasil com 54% de pretos? Nem que a vaca tussa senhor reitor José Vicente!

José Vicente, reitor da Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares, escreveu um artigo na última Veja intitulado “O que é isso?”. Leiam uma parte, já que não vale a pena ler tudo por se tratar daquela velha lenga-lenga do vitimismo escravopata:

“(...) Por isso, o negro lutou. Lutou no Paraguai, na revolução Constitucionalista, na segunda guerra mundial e na trincheira da resistência contra a repressão, ajudando na reconstrução republicana e democrática do país.

Na luta e na raça, junto com o governo da social democracia do PSDB, teve reconhecido oficialmente o racismo no país, instalou o processo da implantação das ações afirmativas e das cotas raciais, reconheceu o Líder Negro Zumbi dos Palmares como Herói Nacional e nomeou o primeiro negro como ministro de estado, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ministro extraordinário do esporte.

No governo dos trabalhadores do PT, teve nomeados os ministros negros Benedita da Silva, Assistência Social, Orlando Silva, Esportes e Matilde Ribeiro, Edson Santos, Eloi Ferreira, Luiza Bairros e Nilma Lino, ministros da Igualdade Racial. Nomeou o negro Joaquim Barbosa para o Supremo Tribunal Federal, criou cotas para negros nas universidades publicas e privadas e no serviço publico federal.

Com o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, confiando e acreditando nos valores da redemocratização, na participação política igualitária, na representação plural e na valorização da diversidade étnica racial brasileira, os negros cerraram fileiras no combate a repressão, combateram as discriminações de toda natureza, contra as mulheres e homossexuais, inundaram as ruas reverberando as diretas já, e ajudaram a escrever nas intermináveis noites do Congresso, a Constituição cidadã da nova republica.

Com o manda brasa, os negros feneceram juntos nos porões da ditadura. Com o PMDB, inexplicavelmente, os Negros ficaram de fora.

Seguramente, os 54% por cento dos brasileiros negros não entenderam e não entenderão porque, antes mesmo de assentar na cena política, foram convidados a sair para dar vez tão somente aos homens brancos e de olhos azuis.

O que é isso companheiro???”

Para começo de conversa, eu gostaria de saber em quais dados essa gente se baseia para insistir que o Brasil tem 54% de negros. Que eu saiba, único órgão abalizado para tratar sobre o assunto é o IBGE e, definitivamente, não é isso que o Censo 2010 nos diz.

Então vamos lá. O conceito do IBGE para “Cor ou Raça” é a “característica declarada pelas pessoas de acordo com as seguintes opções: branca, preta, amarela, parda ou indígena”. O que o Censo de 2010 diz é o seguinte: de um total 190.755.799 habitantes, temos:
91.051.646 brancos,
14.517.961 pretos,
2.084.288 amarelos,
82.277.333 pardos,
817.963 indígenas e
6.608 sem declaração.

Convertendo isso em termos percentuais, temos:
47,73% de brancos,
7,61% de pretos,
1,09% de amarelos,
43,13% de pardos e
0,42% de indígenas.

Ou seja, nem que a vaca tussa e some pardos e pretos (50,74%) - uma imbecilidade completa, pois pardos são tão pretos quanto brancos - se chega aos 54% do reitor.

Imagino o que seja essa tal Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares a julgar pelo grau de preconceito vitimista do seu reitor que, como se não bastasse, ainda reclama dos “homens brancos e de olhos azuis” do governo de Temer, como se o de Dilma fosse repleto de pretos e como se a cor da pele fosse parâmetro para alguma coisa.
Ministros de Dilma



3 comentários:

  1. Sempre esquecem de contar a primeira parte da história: os negros venderam negros para serem escravos de europeus e de árabes.

    ResponderExcluir
  2. Milton, só essa gente que se faz de vítima acredita que, no caso do Brasil, foram os portugueses que invadiram a África com seus poderosos exércitos de meia dúzia de gatos pingados ganharam guerras, aprisionaram tribos e mais tribos e as trouxeram para cá. Acreditar que um país com um milhão de habitantes possa ter dominado pela força os 5,8 milhões de escravos que trouxe para cá é pior que acreditar que Lula é honesto.

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... não interessa se verdade ou mentira, à técnica psicológica importa -"princípio de Goebbels"- que os mais idiotas retenham no iinconsciente ...

    ResponderExcluir