quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aécio 54% x Dilma 46%!

Aécio 54% x Dilma 46%: primeira pesquisa sobre o segundo turno

Em levantamento exclusivo para ÉPOCA, o instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.080 eleitores em 152 municípios

ALBERTO BOMBIG
08/10/2014 17h01 - Atualizado em 08/10/2014 20h39
Kindle
Share475 
Aécio Neves (PSDB) largou na frente da presidente Dilma Rousseff (PT) neste início da campanha de segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. É o que mostra uma pesquisa feita com exclusividade para ÉPOCA, pelo instituto Paraná Pesquisas. Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.

>> Análise: 
PT terá sua campanha mais difícil de segundo turno
Pesquisa - segundo turno (Foto: Época)
>> Confira os números da pesquisa por região, escolaridade e renda

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou, entre a segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8), 2.080 eleitores. Foram feitas entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 19 Estados e 152 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Isso significa que a probabilidade de a realidade corresponder ao resultado dentro da margem de erro é de 95%. Se a eleição fosse hoje, a votação de Aécio variaria, portanto, de 52% a 56%; e a de Dilma, de 44% a 48% dos votos válidos.

>> Saiba tudo sobre as Eleições 2014
“Podemos afirmar que Aécio Neves inicia o segundo turno com uma boa vantagem, porque herdou mais votos de Marina Silva (a terceira colocada). Vamos ver como o eleitor se comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, afirma o economista Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas.
>> As diferenças dos programas de Aécio e Dilma

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Dilma Rousseff é rejeitada por 41%. Outros 32% afirmaram que não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder. De acordo com Hidalgo, a rejeição é sempre um fator fundamental em eleições de segundo turno.

>> A quem interessa insistir na desconstrução de Marina Silva?
No quesito escolaridade, Dilma é a preferida dos eleitores com apenas o ensino fundamental. Ela tem 46% das intenções, ante 45% de Aécio. Entre os eleitores com ensino superior completo, Aécio lidera com 55% das intenções, e Dilma apresenta 34%. Aécio também está na frente no eleitorado feminino, com 50% das intenções de voto, ante 40% de Dilma. Entre os homens, Aécio tem 47% das preferências, para 43% de Dilma.

>> Infográfico: A votação presidencial por Estado
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. Foram entrevistados 2.080 eleitores em 19 Estados e 152 municípios do dia 6 ao dia 8 de outubro.

5 comentários:

  1. Agora que os analistas oficiais da imprensa já se pronunciaram sobre o primeiro turno, eu vou enviar meu garfo nessa sopa.

    Todos falaram na desconstrução da Marina e que agora o PT vai tentar desconstruir o Aécio. Ou eu vejo fadas e duendes mais do que deveria, ou os ilustres analistas enxergam as fadas mas não enxergam os duendes, pois se houve uma desconstrução foi justamente da candidatura do Aécio.

    A publicidade eleitoral dos institutos de pesquisa alavancavam Marina e achatavam Aécio, ao mesmo tempo em que o PT focava sua campanha na Marina como se o Aécio fosse inexpressivo.

    Qual candidatura estava realmente sendo desconstruída?... aquela que estava sendo tratada como adversária no segundo turno ou aquela que estava sendo tratada como irrelevante?... Aquela onde os candidatos estaduais estavam sendo sistematicamente criticados por “jornalistas aliados”, sendo desagregada e levada ao desânimo, ou aquela estava sendo tratada como adversária perigosa?

    “Coincidentemente” os institutos de pesquisa refletiram exatamente a estratégia do PT, tanto a oficial como a verdadeira. A estratégia oficial era enfraquecer a candidatura da Marina para enfrentá-la no segundo turno com mais facilidade, inclusive declarando que preferia o Aécio (PSDB) no segundo turno. A verdadeira estratégia era evitar que Aécio fosse para o segundo turno, ou que fosse para o segundo turno fragilizado.

    Meus duendes e minhas fadas podem estar errados, mas não há uma explicação plausível para a mudança nas “intenções de votos” que ocorreu DOIS dias antes da votação. Na última pesquisa IBOPE a Marina e o Aécio somavam 47% dos votos válido e Dilma 47% dos votos válidos. A votação mostrou Dilma com 41 e Aécio e Marina com 55.

    Tenho motivos para acreditar que as pesquisas jamais refletiram os verdadeiros momentos do primeiro turno, então fico na seguinte situação: acreditar nas pesquisas ou nas fadas e duendes. Um dia após a votação o PT declarou que estava preparado para as primeiras pesquisas mostrando Aécio na frente, ou seja, estão preparados para as pesquisas seguintes mostrando Aécio caindo e Dilma subindo.

    PT e institutos de pesquisas estão preparados para realizar no segundo turno a mesma estratégia do primeiro, ou seja, mostrar Dilma subindo e o adversário caindo. Mas talvez tenha uma pedra no meio do caminho, surgiram os institutos Paraná e Veritá, que não apareceram no primeiro turno e podem divergir dos “eficientes” tradicionais. Por via das dúvidas, optarei pelas fadas e duendes, que me prometeram apresentar informações confiáveis em 26 de outubro.

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer:

    Os índice apresentados pelos institutos Paraná e Veritá são muito plausíveis e quase óbvios, pois a tendência é que num primeiro momento os eleitores da Marina escolham o adversário de Dilma ou fiquem indecisos. Apresentar uma pesquisa com a Dilma na frente, depois dos erros de pesquisas no primeiro turno, poderia ser recebido com estranheza e até mesmo ser tripudiado por muitos analistas/comentaristas.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Milton. Um detalhe só: eu tenho medo desses eleitores da Marina, que, em sua maioria, são porrasloucas que não sabem o que fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo estando longe sei que os eleitores da Marina são evangélicos, mas também são petistas, portanto ...

      Excluir
  4. E agora? IBOPE e Datafolha mostram EMPATE técnico, 3 ponto a mais para Dilma e 3 pontos a menos para Aécio, em relação à pesquisa Paraná. Por que será que eu não fiquei surpreso?

    ResponderExcluir