quinta-feira, 23 de maio de 2019

O incrível parcelamento de uma dívida da Cervejaria Petrópolis em 2.097 anos!



A história é antiga. Sobre a Cervejaria Petropolis pesam diversas acusações de sonegação de impostos desde 2005. Walter Faria, o dono, que já foi preso em 2005 por sonegação, revelou entre outras coisas que recebeu dólares-cabo em conta na Suíça do grupo Odebrecht, de 2005 e até o ano de 2008 e em troca, fazia a devolução de dinheiro em espécie a funcionários da empreiteira. Revelou também que pagava R$ 500 mil de mesada para Sergio Cabral. Quanto a Lula, o avalista do espantoso crescimento da cervejaria, não se sabe. Mas que recebeu uma grana preta, recebeu.

Durante seu desgoverno, uma das proezas de Pezão foi parcelar a dívida então calculada em R$ 1.104.318.250,13 da Cervejaria Petropólis (fabrica a cerveja Itaipava) em 2.097 anos. Não, vocês não leram errado, Pezão parcelou em 2.097 anos e sem correção monetária!

Desde 2016, a empresa se beneficiava de liminares para amortizar seu endividamento. Em primeira instância, foi obtida liminar que permitia o parcelamento eterno. Posteriormente, a primeira instância voltou atrás e julgou improcedente o pedido. O Grupo Petrópolis apelou em segunda instância e, imediatamente, conseguiu uma nova liminar, desta vez do desembargador Maldonado de Carvalho, que continuava permitindo o parcelamento em suaves prestações.

Parece que ontem, em um novo julgamento nesta semana, 1ª Câmara Cível do TJRJ finalmente extinguiu o parcelamento absurdo.

Até a próxima liminar, quem sabe...

Na foto, Lula e Walter na inauguração de mais uma fábrica da cervejaria em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário