quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Fiu-Fiu, Cultura Inútil e Politicamente Incorreta



Essa semana saiu uma reportagem curiosa na BBC sobre o “fiu-fiu”, aquele assovio dado pelos homens quando uma mulher bonita passava e que hoje a canalhice do politicamente correto transformou em crime de assédio sexual na França.

Passando por cima das explicações meio esdrúxulas sobre sua origem - de pastores de ovelhas da Albânia a marinheiros que usavam para se comunicar e coisas parecidas que não têm nada a ver com o assunto -, o “fiu-fiu” ficou famoso como “elogio” às mulheres depois de aparecer em filmes, sendo que o primeiro a mostrá-lo foi um desenho animado, por incrível que pareça. Trata-se de uma versão “moderna” de Chapeuzinho Vermelho (“Little Red Walking Hood”) criada por Tex Avery em 1937, onde um lobo tarado e possivelmente pedófilo faz “fiu-fiu” para Chapeuzinho e, na sequência, a persegue de carro passando-lhe uma bela cantada. 

Aqui cabe uma observação. Tex Avery, criador do Pernalonga e do Patolino, foi talvez o cartunista mais politicamente incorreto da história. O lobo tarado é um exemplo e apareceu em muitos outros desenhos da época sempre assediando mulheres.

O segundo “fiu-fiu” que se tem notícia no cinema foi dado por Humphrey Bogart a Lauren Bacall no filme de 1944 “Uma Aventura na Martinica” (“To Have And Have Not”), depois de Bogie ganhar um tremendo beijo de Lauren, que lhe recomendou: “Você não precisa dizer nada, não precisa fazer nada… Ah, talvez só assobiar. Você sabe assobiar, não sabe, Steve? Basta juntar os lábios e soprar.” E ele fez “fiu-fiu”.

Juntei os dois, o desenho e o filme, em uma pequena montagem, só a título de curiosidade.

E pensar que hoje o “fiu-fiu” é assédio sexual...

2 comentários:

  1. ...hoje a canalhice do politicamente correto transformou em crime de assédio sexual na França.
    Uma afirmação para orgasmo intelectual!
    Pô, justamente na França. Que coisa, sô.

    ResponderExcluir