segunda-feira, 7 de julho de 2014

Psicologia e religião ajudam ou atrapalham a seleção?

Já que não há como fugir do assunto Copa, há certas coisinhas que eu não me acostumo na organização da nossa seleção, que não são exatamente ligadas ao futebol, mas, de certa forma influem no desempenho dos jogadores.

A primeira é a necessidade de uma psicóloga “motivacional”. Pelamordedeus!, quem precisa de motivação para defender uma seleção brasileira, pombas? Além do orgulho que isso representa para qualquer um - até para o mau caráter -, pensando friamente, a Copa é a melhor maneira de um jogador valorizar seu passe e seu salário, e hoje ninguém mais é trouxa. Não existem mais Garrinchas - que jogavam até de graça - esses sim, talvez precisassem, não de motivação, mas de algo que lhes fizesse superar ou pelo menos esquecer temporariamente seus problemas extra-campo, como alcoolismo, família e grana.

Eis que aí entra em campo o chororô antes dos pênaltis com o Chile, que confesso, a princípio, não ter gostado, mas depois, pensando bem, achei até aceitável, já que a emoção e o nervosismo eram contagiantes, justificáveis e coisas de momento. Emoções são expressas de várias maneiras, uns choram, outros riem, outros detonam uma raiva inexplicável. Enfim, eles choraram, e por aí pude constatar a total inutilidade da tal psicóloga como medida preventiva de chiliques, principalmente depois de ver e rever a atitude do Paulinho, ainda que na reserva, sacudindo a moçada como o líder de um time de futebol, não como alguém que nem sabe porque o cara de preto com apito não chuta a bola. Deu no que deu e Julio Cesar, o chorão-mor, limpou as lágrimas e fechou o gol.

A segunda é só uma pergunta: o que faz Murtosa na comissão técnica?

A terceira foi despertada pela a declaração de um repórter desculpando-se após o jogo com a Colômbia por não ter entrevistado um determinado jogador que não me lembro o nome, porque o fulano teve que sair correndo para participar da oração coletiva. Quiuspariu!, se oração ganhasse jogo o time da igreja universal seria campeão mundial, com bispo Macedo de técnico! Vamos supor que Neymar fosse como eu e tivesse horror a esse tipo de coisa: ele estaria liberado da orações, ficaria no banco, de castigo ou nem seria convocado? E se houvessem muçulmanos e judeus na seleção, será que eles orariam juntos?

É oração antes de entrar, é oração no meio de campo antes de começar o jogo, é oração depois de fazer gol, é oração antes de bater pênalti, é neguinho dedicando a vitória a deuses em entrevistas... Pombas!, isso enche as medidas! Será que nunca mais vamos ouvir alguém como Gérson ou Rivelino, que explicavam futebol com futebol e não davam a mínima para superstições tolas?

Em tempo: Com certeza, a maioria dos casos de chororô está ligada à religião. É só observar a cara de choro fingido que os crentes fazem quando estão orando.

Jogador de futebol é uma profissão como outra qualquer. Não conheço nenhum gari que faça rodinha de oração antes e depois do trabalho; não conheço nenhum executivo que agradeça a deus por um bom negócio fechado; não conheço nenhum médico que, após uma cirurgia delicada e exitosa, diga que foi deus quem operou. Por que só jogador de futebol?

16 comentários:

  1. Faleceu um dos maiores jogadores da historia do futebol, Alfredo Di Stéfano, argentino filho de italianos. Conforme o meu pai, grande entendido na matéria, Di Stéfano foi um jogar simplesmente brilhante.
    Talvez a Argentina lhe preste uma grande homenagem não perdendo para a Holanda, se bem que eu estarei torcendo para a Holanda, mas eu dou muito azar, somente restaram a Alemanha e a Holanda, todos os outros que eu torcia foram mandados para casa.
    Que triste.
    Tenho o pé mesmo frio, mas esta quentinho por aqui.

    ResponderExcluir
  2. http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/07/dilma-confirma-que-entregara-a-taca-para-campeao-da-copa.htm

    O colombiano pulou para cabecear a bola que vinha pelo alto, o Neymar parou e a tragédia aconteceu.
    A "respeitável imprensa" transformou o acidente em "ato covarde" e realizou o milagre da ressuscitação da Dilma.

    ResponderExcluir
  3. Milton voce acredita que o chorão Neymar esta machucado? Eu não acredito.
    --------------------------------------
    Dá vontade de vomitar lendo comentários de gente muito baixa, da pena do país.

    chakalengo 12 horas atrás
    HENRIQUE MURILO... parabéns. Brasileiro fica exaltando o que vem de fora, síndrome de vira latas.Temos sedes lindas, cidades com praias, povo gentil e hospitaleiro... Fizemos a melhor copa da história, recorde arrecadação pela Fifa,de estádios bons, turistas, alegria, receptividade, putas lindas pros gringos gozarem a vontade, comida a rodo, bares e mulheres gatas, fan fest lotadas, hotéis de primeira, desbaratamos quadrilha que agia dentro da Fifa!!!! Cerveja a vontade... Alemanha tomou sufoco de Gana e Argélia. Artgentina ganhou de Bósnia com gol contra, venceu Irã e Nigéria no cagar dos pintos e apagar das luzes... Messi vai vomitar ao ver a cara de pitbull do Fernandinho na final, se passarem. Eu creio. Brasil hexa.

    ResponderExcluir
  4. Theresa e Milton, vocês andaram fumando da mesma erva? Sem sacanagem, em nunca vi tanta besteira junta vinda de você dois, amigos e colaboradores do TMU!

    Achar que o Neymar não teve nada depois de uma joelhada daquelas e achar que Zuniga visou a bola através de Neymar é, no mínimo, uma forma de loucura como outra qualquer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... mmmmmmmmmmmmmmmmm (beicinho) magoei! - vô nem me identificar.

      Excluir
    2. Que beicinho?
      Foi para mim o recado do beicinho? Eu não fico com beicinho não, voce ficou?
      Tenho outros valores e por isso acho que todo o circo a volta de um menino que bate bola algo incrível.
      Fiquei conhecendo a historia de um sr inglês que salvou 669 crianças durante o Holocausto, esse sr sim merece toda a minha admiração e as lagrimas que derramei quando li sobre o ato de humanidade deste grande homem, Sir Nicholas Winton.
      Ele merece ser reconhecido e comemorado, não bate na bola como o Neymar, não é um Deus, mas é um ser humano lindo, lindo. Jogar bolinhas de gude não é perigoso, uma boa profissão para o Neymar, ademais ele gosta de estar no chão.

      http://www.lifebuzz.com/old-scrapbook/#!baGLVr

      Excluir
    3. (argento - tirando o "grilo") Foi procê não, Theresa, foi dirigida ao Fróes. Na década de 70 havia um "jornalzinho" chamado "O Pasquim", cujos "entre parêntesis" representavam figuras para enriquecer o texto, geralmente jocoso (por exemplo, uma criança magoada "faz beicinho" antes de chegar ao choro). Ok? (argento - esclarecendo dúvidas)

      ... o "todo poderoso google" criou nova "burrocracia", o inconveniente de, ao primeiro Login, perder-se o primeiro texto - fato anteriormente relatado pelo Milton.

      Excluir
    4. Theresa, mais sobre O Pasquim:

      http://blogdejornalismo.blogspot.com.br/2011/04/pasquim-o-jornal.html

      Excluir
    5. Entao tá Argento, vaco um beicinho e te dou um beijo na ponta da orelha direita.
      Eu conheci o Pasquim, sou jurássica ahahahahhaha.
      Obrigado pelo link, vou lá logo a noite.

      Excluir
    6. Quem falou que o Neymar não teve nada, ou que a joelhada não aconteceu?

      Excluir
    7. he he he - mas a maresia foi até a Europa ... esquece, só quero o endereço da boca.

      Excluir
    8. Ambos, Milton, você achando que não foi falta e a Theresa achando que a fratura é mentira.

      Excluir
    9. 1950 - Que beijinho doce ...

      https://www.youtube.com/watch?v=xlaftfuUnGQ

      Excluir
  5. Eu não fumo.
    Eu não acredito na seriedade do que aconteceu ao Neymar, não acredito.
    O que é que garante que voce e os outros estão correctos?
    Nada, portanto eu tenho o direito da duvida, assim como voce e os outros teem o direito de acreditar que é tudo verdade.
    Eu ao contrario de voce não acho que seja besteira da tua parte acreditar no circo que foi montado, eu não acho não, acho que voce e os outros não estão acreditando em besteiras, para voces é a realidade, até que provem o contrario eu não acredito.
    Acredito sim que eu possa estar totalmente enganada, isso sim, e se estiver não terei problema algum em reconhecer.
    É bom ser louco de vez em quando.

    ResponderExcluir
  6. (argento) resposta em perguntas:

    "Se religião adiantasse alguma coisa precisava psicólogo?" e se psicologia adiantasse, precisava religião? - as outras seleções também têm religião e psicólogo - logo, ... (argento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... melhor acender duas velas, uma pro diabo, ... outra pro diabo.

      Excluir