quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pela primeira vez em sua história, a polícia islandesa mata suspeito

Lembrei dessa notícia porque é curioso que o fato de a polícia da Islândia nunca ter matado uma pessoa com arma de fogo jamais foi noticiado. No entanto, bastou uma morte para virar manchete no mundo inteiro.

Do Ricardo Setti:

Um homem foi morto a tiros pela polícia na Islândia nesta segunda-feira. A vítima é a primeira pessoa no país a ser morta em uma operação policial armada.

De acordo com informações de uma agência de notícias islandesa, o suspeito, que não teve sua identidade revelada, tinha em torno de 50 anos e estava ameaçando vizinhos com uma pistola num subúrbio de Reykjavik, capital do país. A polícia foi chamada ao local e começou a retirar os residentes da vizinhança. Policiais disseram que tentaram, em vão, conversar com o suspeito para tentarem fazê-lo se entregar. Depois, eles atiraram bombas de gás pelas janelas do imóvel onde o suspeito armado estava numa tentativa de imobilizá-lo. “Isso não funcionou e o homem começou a atirar pelas janelas”, disse o chefe de polícia Stefan Eiriksson. Por volta das 6 horas do horário local (4 horas em Brasília), uma equipe de elite invadiu o imóvel. O atirador abriu fogo e atingiu dois policiais, mas ambos estavam com coletes à prova de bala e passam bem. A polícia reagiu e atirou no suspeito, que morreu pouco depois no hospital.

“A polícia lamenta este incidente e estende suas condolências à família da vítima”, disse o chefe nacional da polícia, Haraldur Johannessen.

8 comentários:

  1. É, pelo visto a Inglaterra não é lá tão Primeiro Mundista assim; há um tempo, quase esquecido, Fuzilaram um brasileiro por Suspeita. Quem lembra?

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 80 eu li uma reportagem sobre segurança pública, não tenho certeza se foi na Veja, onde mostrava a atuação da polícia em alguns países nos últimos 12 meses. A polícia do Japão tinha disparado apenas UM tiro e para o alto. Há uma grande diferença entre polícia eficiente e polícia violenta, mas também há uma grande diferença entre polícia bem treinada, bem equipada, bem remunerada e a polícia brasileira que não consegue proteger nem os próprios policiais.
    Recentemente li um comentário de uma brasileira que visitou a Suécia, em algum blog que não lembro no momento, onde ela mostrou-se surpresa por ter visto tão poucos policiais, mas que logo percebeu que não era a quantidade de policiais que reduzia a criminalidade, mas a baixa criminalidade que reduzia o número de policiais.

    ResponderExcluir
  3. Aqui, criam-se as "aberrações", deixam que as "aberrações" tampem na porrada, depois chamam a "políça tupiniquin" pra resolver - pelo bem estar do sistema (ops! "bem estar comum"), criam leis pra reprimir as Consequências. Como nada é resolvido, toda a confusão se expande em espiral.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu na Inglaterra poderia ter acontecido em qualquer lugar, o petista Amorim fez um escandalo tipico de qualquer representante de um país bolivariano terceiro mundista. Londres estava sob o terror dos ataques terroristas, alias terroristas que tem a simpatia dos petistas. A policia inglesa a que patrulha as ruas sequer usa arma de fogo.
    Só faltou a canonizacao do brasileiro que foi morto em Londres, o resto aconteceu de tudo.
    Todos os dias brasileiros sao assassinados pelos criminosos e pela policia, sem que a justica seja feita, na Inglaterra foram julgados e com toda a certeza a familia da vitima nao ficoui de maos abanando, nao que o dinheiro venha a substituir a vitima.
    "Fuzilaram um brasieliro por suspeita", a policia nao sabia que a vitima era brasileira, a afirmacao do Argento tem um caída para o lado errado, nao o fuzilaram porque era braisileiro.
    A vitima foi para a Inglaterra de livre expontanea vontade, acidentes acontecem. Infelizmente.
    Talvez o menino se tivesse ficado em Minas ainda estaria vivo, talvez, talvez.
    Na mesma epoca uma conterranea do lula, se automutilou na Suica e acusou um partido extremista da direita como autor do crime, Brasilia mandou chamar o embaixador suico etc e tal, depois ficou provado que a tal pernambuca era mesmo uma pateta que pensou que os suicos eram burros.
    Quando o marketing é bom os petistas se empenham a fundo, mas quando realmente os brasileiros necessitam da embaixada para qualquer coisa que nao renda marketing, duvido que eles sejam tao carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disse, eu, que o fuzilaram por ser brasileiro, poderia ser de qualquer nacionalidade; o ponto não é este; o ponto é: não se deve comparar países diferentes, e situações diferentes sob a "fórmula mágica" de "primeiro mundo", segundo, terceiro, ..., 'emergentes", como se tudo fosse um padrão de definição de comportamento, de inteligência ou de ação. Tá perdoada por ter imprimido outro contexto ou viéz - abraço.

      Excluir
  5. Argento, realmente nao consigo ver no texto qualquer tipo de comparacao com a policia brasileira-Seria estupida tal comparacao. Penso que as criancas mais peraltas roubam balas nos supermercados e nada mais grave acontece. O caso mais tremendo que abalou a Ilha foi o colapso dos bancos em 2008, caiu o governo, o povo exigiu, deram o calote nos ingleses e nos holandeses, acao nao muito bonita, afinal os contibuintes dos dois paises tiveram que pagar o que os islandeses nao pagaram.
    Hoje já estao em pé novamente e a caminho da UE.
    É um lugar tremendamente lindo, a Islandia é mistica e as sagas islandesas sao famosas. Tolkien foi inspirado pelas sagas islandesas ao escfrever a trilogia do Sr dos Aneis.

    ResponderExcluir
  6. Falha minha, Theresa, foi postado no lugar errado. O correto está em: "Até quando veremos cenas como esta?"

    ResponderExcluir