segunda-feira, 31 de março de 2014

As 117 vítimas do terrorismo no Brasil e como elas morreram

Já que neguinho inventa mortos que não morreram ou que morreram de diarreia ou gonorreia, como vítimas da ditadura, resolvi publicar uma lista das vítimas do terrorismo no Brasil à mesma época, com a respectiva causa mortis de cada um no link “As 117 vítimas do terrorismo no Brasil e como elas morreram”.

Uga-Uga na OEA

Deu no Estadão

O Estado brasileiro foi questionado por grupos indígenas e organizações não governamentais durante audiência realizada quinta-feira (28) na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos. De acordo com esses grupos e organizações, o Estado tem recorrido sistematicamente ao uso de um mecanismo legal chamado suspensão de segurança para passar por cima de decisões judiciais contrárias aos seus interesses e barrar direitos de grupos afetados por megaempreendimentos, como a construção de hidrelétricas.

Esse mecanismo legal, segundo afirmações feitas na audiência, foi criado durante a ditadura, em nome da doutrina de “segurança nacional”. Faria parte do chamado entulho autoritário que sobrevive na democracia brasileira.

A suspensão de segurança já foi utilizada, de acordo com informações das ONGs, em casos como o da Hidroelétrica de Belo Monte e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Ela permite anular uma decisão judicial, liminar ou não, sem julgamento do mérito do pedido.

“Sofremos com as consequências das barragens que estão sendo construídas em nossos rios”, disse Josias Munduruku, líder indígena do Pará, durante a audiência. “O Ministério Publico apresentou ações na Justiça para parar as obras no rio Teles Pires, no Mato Grosso, mas o governo derrubou todas, usando a suspensão de segurança”,  completou.

Representantes do Ministério de Relações Externas (MRE) e da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentaram argumentos em defesa das ações do governo. Disseram que a suspensão de segurança estaria sendo utilizada para defender interesses públicos. Afirmaram ainda que o mecanismo legal também é usado em defesa dos direitos dos índios.

Na avaliação do porta-voz da Asssociação Interamericana de Defesa Ambiental (Aida), uma das organizações que pleitearam a audiência na OEA, “a suspensão de segurança viola a Convenção Americana de Direitos Humanos e acaba com qualquer possibilidade de efetividade das medidas judiciais adequadas para a salvaguarda dos direitos humanos no sistema jurídico brasileiro”.

Para Eduardo Baker, advogado da Justiça Global, outra ONG que assinou o pedido de audiência, “a suspensão de segurança é uma grave permanência da ditadura militar e impede que o Judiciário aja de forma independente e imparcial”.

Foi uma audiência preliminar, sem qualquer manifestação dos organismos da OEA.

“Sofremos com as consequências das barragens que estão sendo construídas em nossos rios.”

Eu gostaria de esclarecer ao seu Mukuduru, ou coisa que o valha que, segundo a Constituição determina em seu Artigo 26, “Incluem-se entre os bens dos Estados: I – as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União”, e portanto, os rios não são dos índios e sim do Estado.

Esclareço também que ele, acima de tudo, é brasileiro, não um cidadão de uma inexistente “nação indígena”, e que, como todos os outros brasileiros, tem seus direitos e deveres determinados por leis, e não por costumes peculiares de sua tribo.

Ficam dando trela pra vagabundo e dá nisso...

Jango, com um cunhado como Brizola, não precisava de inimigos


Trecho do discurso do caudilho no fatídico 13 de março de 1964

E o Executivo? Os poderes da República, até agora, com suas perplexidades, sua inoperância e seus antagonismos, não decide. Por que não conferir a decisão ao povo brasileiro? O povo é a fonte de todo poder. Portanto, a única saída pacífica é fazer com que a decisão volte ao povo através de uma Constituinte, com a eleição de um congresso popular, de que participem os trabalhadores, os camponeses, os sargentos e oficiais nacionalistas, homens públicos autênticos, e do qual sejam eliminadas as velhas raposas da política tradicional.

Dirão que isto é ilegal. Dirão que isto é subversivo. Dirão que isto é inconstitucional. Por que, então, não resolvem a dúvida através de um plebiscito?

Verão que o povo votará pela derrogação do atual Congresso.

Perguntar não ofende

Do Radar OnLine:

Quer dizer que Graça Foster acumula a diretoria internacional da Petrobras há quase dois anos – desde que Jorge Zelada saiu – por todo esse tempo e não ficou sabendo que a joint venture da refinaria de Pasadena tinha um comitê gestor?

Notícia importante

O governo da Malásia informa:

Fotos de satélite mostram dezenas de objetos boiando que podem ser destroços da Petrobras

Noblat lista 362 mortos e desaparecidos vítimas da ditadura: vamos refazer essas contas?

Como já era de se esperar, ontem e hoje, o Globo veio entupido de reminiscências de 50 anos atrás. Uma delas, um editorial quilométrico - “Para nunca mais se repetir” - reafirmando a nova vocação do jornal para a tendenciosidade. Em outra, Ricardo Noblat usa sua coluna para listar os supostos “362 mortos e desaparecidos políticos da ditadura de 64”. E não é que eu encontro nessa lista o nome de Gustavo Buarque Schiller?

Explico meu espanto. Gustavo era sobrinho da amante de Adhemar de Barros, Ana Benchimol Capriglioni, cujo cofre foi roubado por indicação dele, pela quadrilha a qual pertencia, junto com Dilma Rousseff e Carlos Minc, a Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares e que rendeu exatos US$ 2,598 milhões.


O problema é que Gustavo, meu colega de classe no Colégio Andrews por dois ou três anos, não foi exatamente uma vítima da ditadura, já que suicidou-se em 1985, jogando-se da janela do apartamento dos pais de uma amiga, Regina Xexéo, em Copacabana, após beber muito, segundo a própria Regina.

Detalhe meu: como não houve testemunhas, já Regina afirmou que quando entrou no quarto, só viu a cortina balançando - “ele já tinha pulado” -, do quarto onde dormiam Joana, filha de Gustavo, então com um ano e oito meses, e as filhas de Regina, o que impede supor que ele tenha apenas caído, já que estava sob os efeitos do álcool?

Mesmo que minha suposição não esteja correta, é absurdo que o suicídio de Schiller seja classificado como uma “morte pela ditadura”. E quantos nomes mais há nessa mesma situação de vítimas, mas que morreram e desapareceram por outros motivos completamente dissociados da parte política da coisa?

Pois é, amigos, é assim que eles fazem as contas...

domingo, 30 de março de 2014

Machos e fêmeas do Brasil: meus pêsames

“Ó dama por quem me aflijo,
Vo-lo suplico, consintais
Qu’eu introduza o com que mijo
no por onde vós mijais!”

Inspirado por essa trova do Juca Chaves, lembrada pelo Anhangëra no “Prosa e Política”, composta quando ele queria comer uma senhorinha que só coitava com poetas, quero manifestar minha mais profunda decepção com os “machos” que não gostam de mulher e “fêmeas” que não sabem se dar o devido respeito, brasileiros que, até prova em contrário, a julgar pelos resultados da pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo, que mostra que 58,5% dos entrevistados concordam totalmente (35,3%) ou parcialmente (23,2%) com a frase “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”, também acusando que 65,1% concordam inteiramente (42,7%) ou parcialmente (22,4%) com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”.

A pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres. A assessoria do Ipea não informou qual o percentual de homens e de mulheres que opinaram especificamente em relação à questão do comportamento feminino.

Fui ao site do Ipea para saber qual foi o “universo” de pessoas entrevistadas nessa pesquisa feita entre maio e junho de 2013 (por que quase um ano para divulgar?) e lá estava:

Características da população entrevistada (3810 pessoas)
A) Residentes no Sul ou Sudeste (sse):           56,7%
B) Residentes em áreas metropolitanas (metro):         29,1%
C) Pessoas jovens, 16 a 29 anos (jovem):      28,5%
D) Pessoas adultas, 30 a 59 anos:       52,4%
E) Pessoas idosas, 60 ou mais anos (idoso):   19,1%
F) Mulheres (fem):      66,5%
G) Brancos (branco):  38,7%
H) Católicos (cato):     65,7%
I) Evangélicos (evan): 24,7%
J) Demais religiões, ateus e sem religião:        9,6%
K) Menos que o ensino fundamental: 41,5%
L) Ensino fundamental (edufunda):   22,3%
M) Ensino médio (edumedia):            30,8%
N) Ensino superior (edusuper):           5,4%
O) Renda domiciliar per capita média:           R$ 531,26

Eu tinha me esquecido, mas, infelizmente, este é o perfil do povo brasileiro, salvo o número de mulheres que, exatamente por ser 32% maior que o real, o resultado me surpreendeu mais ainda.

Falta ainda destrinchar a parte onde os pesquisados são discriminados segundo essas 15 categorias, tabelas elaboradas em “estatistiquês”, que, a princípio, entendi pouquíssimo, mas, em todo caso, essa pesquisa não fica nada a dever a qualquer uma que fosse realizada nos países muçulmanos.

A igreja da (des)graça, onde 14% do salário é merreca, faz até pescoço crescer!

Dando um rolezinho pelos canais de TV, eis que, mais uma vez, me deparo com o “missionário” RR Soares, um calhorda de primeira linha. Como sempre acontece, sempre paro para ouvir suas “sábias” palavras. E não é que cheguei bem na hora que ele estava fazendo sua “extorsão mediante ameaça” diária? Disse ele:

 - Não deixe de contribuir com tudo que você puder - brandindo uma folha de depósito bancário. Se forem só cem “reaizinhos”, paciência, depois você vai descobrir que pode mais...

Cem “reaizinhos”, seu canalha, dá 14% do salário mínimo e você ainda acha pouco?! E depois de colaborar para você comprar seus aviõezinhos, o cara vai comer o quê, seu salafrário?!

E depois, RR ainda me vem com uma “novela da vida real”, contando que um sujeito que trabalhava em um restaurante praticamente “não tinha pescoço” e morria de inveja dos garçons porque queria usar gravata e não podia, depois de entrar para essa espelunca que ele chama de igreja, teve seu pescoço crescido a ponto dele conseguir seu intento.

Como tem idiota nesse mundo... E como tem canalha!

Entre a emoção e o orgulho pela atitude dos verdadeiros alunos da UFSC, denuncio a reitora Roselane Neckel por conivência com o tráfico e desrespeito a um Símbolo da Pátria

No mais, o vídeo sobre os verdadeiros brasileiros da UFSC é autoexplicativo. Destaque só para o chefe de gabinete da reitoria, que faz por onde, ao afirmar que os estudantes “vinheram”... Este é o padrão PT.

Nem tudo está perdido!

sábado, 29 de março de 2014

Chega de lembrar da ditadura! Tomem vergonha e cuidem do genocídio que está sendo cometido pelo PT!

Estou contando os dias para que esse 31 de março passe batido. Não há mais saco que aguente essa xaropada dos esquerdopatas nos jornais, nas revistas, nas TVs e nos feicebúquis da vida.

O Globo, depois que assumiu seu lado petralha em um patético editorial que nega suas origens, traz todo santo dia uma matéria novinha em folha descrevendo a sua nova versão dos fatos, onde aparecem mais torturadores que todo o contingente das Forças Armadas da época e mais assassinados que a população do País.

Parece até aquela piada do avião que caiu em um cemitério em Lisboa e quando foram procurar os corpos acharam mais de dez mil.

Já não basta o Estado estar gastando à tripa forra com os milhares de vagabundos que se declararam prejudicados pela ditadura sem que tivessem sequer alteradas suas rotinas de vida? Não basta gente que não era nem nascida à época receber seu pixulé como vítima? O que querem mais? Prender fantasmas? Chamem os ghostbusters!

Até o ponderado Zuenir Ventura, hoje no Globo, resolveu por as manguinhas de fora, dizendo que os traficantes de hoje aprenderam a torturar, matar e esquartejar com os militares da época, quando é mais que sabido que foi com a convivência com os terroristas presos que a bandidagem aprendeu isso.

Chega! Botem na ponta do lápis e façam a conta de quantos brasileiros o governo do PT já matou em 13 anos roubando dinheiro da Educação, Saúde, Segurança, e por aí afora!

Como pode esta josta sobreviver? Petrobrás banca parentada governamental em Interlagos

Do Estadão

Lista inédita dos convidados VIP da Petrobrás para assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, revela que o agrado, originalmente usado pela estatal “para relacionamento com grandes clientes corporativos”, teve como beneficiados o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo; dois filhos do ministro da Fazenda, Guido Mantega; e a irmã, o cunhado e a sobrinha da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de parlamentares da base aliada e seus familiares.

Mantida em segredo pela gerência executiva de Comunicação Institucional da Petrobrás, a lista foi obtida pelo Estado via Lei de Acesso à Informação. O cargo é ocupado desde 2003 por Wilson Santarosa, sindicalista amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido de informações foi negado duas vezes, e só foi atendido por decisão da presidência da Petrobrás.

As cortesias dão direito à vista privilegiada da pista do Autódromo de Interlagos, além de acesso aos boxes das escuderias, hospedagem em hotel cinco estrelas e buffet de bebidas e comidas durante o GP. Estima-se que o custo unitário dos convites oferecidos pela Petrobrás chegue a R$ 12 mil - o ingresso mais caro vendido ao público no ano passado, com benefícios semelhantes, valia R$ 11.200.

A Secretaria de Comunicação Social do governo afirmou ontem que Covolo “compareceu ao GP Brasil” a convite da Petrobrás, desacompanhado da mulher, Paula Rousseff, e que Dilma não sabia do convite. “A presidenta disse que, se tivesse sido (consultada), teria dito para ele não comparecer. Isso porque, embora não exista irregularidade, não vale o incômodo.” Procurado, Covolo avisou pela secretária que “não tinha interesse em se manifestar”. O secretário adjunto do gabinete de segurança da Presidência, coronel Artur José Solon Neto, também foi convidado. O oficial confirmou o convite, mas disse não saber por que foi escolhido.

Pedido. Dois filhos de Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobrás, estão na lista VIP da estatal, assim como amigos deles. O pedido de ingressos para Carolina e Leonardo Mantega partiu do próprio ministro. Procurada, Carolina fez um pedido. “Por favor, eu gostaria que você não escrevesse essa matéria.” Perguntada se ganhou o ingresso do pai, repetiu: “Eu não quero falar sobre isso”. Leonardo não foi localizado.

Os filhos de Mantega levaram um amigo, Felipe Isola. “Eu fui convidado porque gosto de assistir à Fórmula 1. O camarote é minha posição preferida”, afirmou. Questionou se tinha algum negócio com a estatal que justificasse a cortesia, Isola disse que a pergunta deveria ser feita à Petrobrás. “Não sou da empresa, mas conheço pessoas de lá”, afirmou.

Em nota, Mantega afirmou que “os convites mencionados pela reportagem foram dados pela empresa devido ao fato de o ministro ser conselheiro da companhia, tratando-se de uma prática usual da Petrobrás para com seus conselheiros”.

Miriam Belchior é outra ministra e conselheira da Petrobrás cujos parentes foram ao camarote. Irmã da ministra, Virgínia confirmou ao Estado ter recebido o ingresso, mas desligou o telefone ao ser perguntada sobre como ganhou o convite.

Por meio de sua assessoria, a ministra afirmou que membros do Conselho de Administração constituem um dos diversos “públicos” de interesse da estatal. “Esse procedimento é praxe por parte de qualquer empresa pública ou privada que patrocina grandes eventos. Não infringe nenhuma norma estabelecida.”

O marido da titular das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o subtenente do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, também foi convidado para o camarote VIP. A ministra recebeu o convite, mas afirmou não ter ido ao evento. Figueiredo não quis falar sobre o assunto.

Base. O ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também tem um parente na lista VIP da Petrobrás. O neto do senador, João Fernando Sarney, não quis falar sobre o convite. O Estado identificou na lista nove deputados federais, um distrital e dois senadores, além de suas mulheres, irmãos, namoradas e filhos. Lá estão o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o senador Gim Argello (PTB-DF), dois dos principais articuladores contra a CPI da Petrobrás.

O gabinete de Argello confirmou o uso da credencial, estendida ao irmão e à mulher, mas disse que “não utilizou o serviço de hospedagem a que tinha direito”. Chinaglia não quis comentar. Por meio de assessoria, Marcus Pereira Aucélio, subsecretário de Política Fiscal do Tesouro, Paulo Fontoura Valle, subsecretário da Dívida Pública do Tesouro, e Marcio Holland, secretário da Fazenda, confirmaram a presença no evento, mas disseram que, ao aceitarem o convite, “consideraram que a Petrobras é uma empresa pública e não enxergaram nenhum potencial conflito de interesses, por se tratar de evento promocional e com convite extensivo a várias outras autoridades”.

Confira a lista completa de convidados:

Cota da presidente: Rafael Covolo, genro de Dilma

Família Mantega:  Carolina Mantega, filha do ministro Guido Mantega (Fazenda);  Leonardo Mantega, filho do ministro Guido Mantega;  Felipe Isola, amigo da filha do ministro Guido Mantega;  Reginaldo Valença, amigo da filha do ministro Guido Mantega

Ministra do Planejamento:  Miriam Belchior, ministra (Planejamento) e membro do Conselho de Administração da Petrobrás;  Virginia Belchior Carneiro de Campos, irmã da ministra;  José Renato Carneiro de Campos, cunhado da ministra;  Carolina Belchior Carneiro de Campos, sobrinha da ministra
Relações Institucionais

Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais;  Jeferson Figueiredo, marido da ministra e sargento do Exército.

Pro Brizola tem Lei Rouanet, pro Covas, não

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), protocolou na Mesa do Senado requerimento para que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, explique à Casa por que sua pasta indeferiu pedido de captação de financiamento pela Lei Rouanet para a realização do documentário Covas, o Homem e Estadista. A Lei Rouanet é o principal instrumento de apoio à cultura por meio de renúncia fiscal.

O filme, que terá como diretor Thiago Carvalho, pretende abordar a trajetória do falecido Mário Covas como deputado federal (dois mandatos), senador por São Paulo (1987-1994), candidato à Presidência da República (1989) e governador do Estado (de 1995 até sua morte por câncer, em 2001, aos 71 anos de idade).

A justificativa do Ministério para a recusa da captação dos 580 mil reais em que está orçado o filme - certamente menos do que a comitiva da presidente Dilma gastou na famosa escala em Lisboa -, é de que o pedido “foi apresentado em ano eleitoral e não seria prudente dar prosseguimento a aprovação, haja vista o caráter político-partidário do projeto”.

O senador Aloysio, porém, em seu requerimento, lembra que, em 2006, também ano eleitoral - ano em que Lula foi reeleito e foram escolhidos 27 governadores, todos os deputados e um terço dos 81 senadores, além de todos os deputados estaduais -, o documentário Brizola - Tempos de Luta, em que o diretor Tabajara Ruas traça a vida política do ex-governador Leonel Brizola, foi autorizado a recolher  592 mil reais exatamente via Lei Rouanet. O filme sobre Brizola foi lançado no ano seguinte, 2007.

Não custa lembrar que este governo se intitula “popular e democrático”, e que Marta Suplicy, a ministra, se dizia “amiga” de Covas. Imaginemos se não fosse…

No requerimento, Aloysio quer ter acesso à cópia do processo que negou o patrocínio ao filme sobre Covas e saber a fundamentação legal para a decisão, via pareceres técnicos e jurídicos, além de solicitar cópia do processo administrativo que autorizou a captação de financiamento para Brizola - Tempos de Luta.

Do Ricardo Setti.

Bolsonaro manda deputado ir pra Cuba (que o pariu)

Mais uma do histriônico (mas às vezes necessário) Jair Bolsonaro


Sefarditas do mundo inteiro podem obter cidadania espanhola. Cinco mil sobrenomes listados

Os judeus sefarditas, originários de Portugal e Espanha, há anos não eram reconhecidos por suas origens. Entretanto, o governo espanhol decidiu se redimir com esse grupo, expulso do país em 1492, e devolver a cidadania aos seus descendentes. O Parlamento publicou um anteprojeto que propõe a concessão a qualquer um que prove ser descendente dos sefarditas. Um dos critérios considerados será o sobrenome. Aquele que constarem nas listas oficiais de famílias do ramo judeu poderão ser beneficiados. Ao todo, cerca de 5 mil sobrenomes pode ser contemplados.

O governo modificará seu Código Civil e beneficiará “os cidadãos estrangeiros sefarditas que comprovem essa condição e sua vinculação especial com o país, ainda que não tenham residência legal na Espanha, independente de sua ideologia, religião ou crenças”. Ainda haverá um debate sobre o tema, mas espera-se que a lei seja aprovada em pouco tempo.

Vários sites relacionados a organizações judias ou focados no público judeu mantêm a lista abaixo com prováveis nomes de famílias sefarditas. Confira a lista dos dobrenomes aqui.

Presente (de grego) para vocês: Carta de Lula a Maduro

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex Presidente da República Federativa do Brasil

Ao Excelentíssimo

Presidente Nicolás Maduro Moros

São Paulo, 5 de março de 2014

Companheiro Presidente Nicolás Maduro:

Me dirijo ao senhor nesta data triste da República Bolivariana da Venezuela para oferecer meus votos de respeito e condolências pela morte do inesquecível e querido companheiro Hugo Chávez Frías, que hoje completa um ano.

Sempre estivemos juntos nas batalhas por uma América Latina mais justa e soberana, pela integração de nossas nações, pela construção de um continente independente e democrático.

Nas boas e nas más horas, na concordância e na divergência, Chávez era um grande amigo, um irmão de lutas e de sonhos.

Ele saiu de cena jovem demais, levado por uma doença que combateu como um guerreiro. Mas seu legado será eterno. Sob sua liderança, a Venezuela rompeu com um modelo econômico e social que concentrava a riqueza nas mãos de poucos grupos e relegava a maioria da população à miséria e à pobreza.

Há 15 anos vocês percorrem o caminho do desenvolvimento com inclusão social, aprofundamento da democracia e distribuição da renda.

Ao longo dessa trajetória, enfrentaram crises e dificuldades que souberam superar por meio da participação popular, do 0respeito pela Constituição e da determinação de defender os interesses populares.

Jamais se distanciaram do caminho democrático e da soberania do voto. Talvez nenhum outro país, nas últimas décadas, tenha passado por tantas eleições e consultas nas urnas.

Mesmo quando tiveram que enfrentar forças dispostas a violar o regime constitucional, mantiveram seu compromisso com a paz e a legalidade.

Essas são algumas das conquistas e lições herdadas do companheiro Chávez.

Não tenho dúvida, companheiro Maduro, de que esse corpo de ideias e experiências constitui uma guia de conduta de seu governo e do povo venezuelano neste momento delicado de sua história.

Momento em que é necessário um diálogo com todos os democratas que querem o que é melhor para o povo. Apenas assim a Venezuela realizará o sonho de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

A melhor forma de honrar a memória do comandante que se foi é seguir adiante no rumo da paz, da justiça social e da democracia, da integração continental e da autonomia de nossos povos.

Nesta luta estaremos sempre unidos.

Deixo um abraço fraterno e saudações ao bravo povo venezuelano.

Do Augusto Nunes.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Pastor Everaldo e o grande engano de Rodrigo Constantino

Cheio de esperanças, Rodrigo Constantino postou: “Pastor Everaldo é uma grata surpresa na corrida presidencial”, seguido de um vídeo onde ele expõe suas ideias a uma entrevistadora de um tal “Mercosul News”, que nem sequer sabe soletrar “privatização”.


Como eu tenho a certeza que quando as palavras “pastor”, “missionário”, “bispo” ou “apóstolo” antecedem um nome, em 99% dos casos o sujeito não vale nada, fui buscar quem é o Pastor Everaldo. E achei. E eu estava certo. Leiam:

Março 27, 2014

Por Douglas Cavalheiro

Após quase 20 anos do vazio de representações políticas de direita, liberais ou conservadores, estamos presenciando uma nova fase dessa crise nesse atual processo eleitoral: o oportunismo. Depois das destacadas indignações populares pela falta de representação legítima da direta, não vão faltar o surgimento de antigos políticos de carreira plenamente esquerdista, que sem fazer nenhum mea culpa pelo caos causado no país, advogaram as bandeiras conservadoras e liberais da maneira mais cínica, como se jamais tivesse feito mal nenhum ao país com seus patrocínios as correntes da esquerda revolucionária. O primeiro caso que pretendemos desmascarar é o atual pré-candidato a presidência do Brasil: O Pastor Everaldo Dias Ferreira, do Partido Social Cristão (PSC).

Profissão: Carreirismo político profissional
Pouco se tem sobre as realizações profissionais do Pastor Everaldo. Apesar de formando em ciências atuarias. Nada existe em seu curriculum vitae sobre as iniciativas no mercado ou no empreendedorismo, bandeiras ideológicas que atualmente se diz defensor. O que se tem uma notícia sobre sua carreira, além de pastor, é a política. Nesse campo se tem uma atuação quase de um profissional revolucionário. Pastor Everaldo começo como cabo eleitoral do socialismo nacionalista de Leonel Brizola do PDT nas eleições para governador do Rio de Janeiro de 1982 do Rio de Janeiro. Como muitos seguidores das correntes pentecostais da década de oitenta, ele aderiu ao socialismo, literalmente, de corpo e alma. Trabalhou para campanha de Lula, organizando o seu último comício no Rio de Janeiro em 1989. Pastor Everaldo esteve próximo da corrente protestante assim como Anthony Garotinho, que foi eleito governador do Rio de Janeiro em 1999 com a coligação do PT, PDT, PCdoB e PSB. Porém, incomodados com a linha do ateísmo materialista de Brizola, a corrente dos protestantes rompe a partir de 2000, indo integrar as demais legendas socialistas que possuíam maior acolhimento aos protestantes, devido a histórica adesão ligação com teologia da libertação os partidos como: o PSB foi destino de Garotinho, e o PT foi destino do Everaldo. Ele passou a integrar o governo do Estado de Benedita da Silva (PT) quando ela foi governadora do Rio de Janeiro, fazendo parte do seu gabinete civil.

Escândalos do Cheque-Cidadão
Em uma entrevista para Band News, em janeiro de 2014, Pastor Everaldo se diz um dos mentores do “bolsa família”. Isso remonta sua época quando ainda trabalhava junto o PT. Distribuindo cheques-cidadãos, ele foi acusado de fazer tráfico de influência com uso do dinheiro público. Essa crítica foi proveniente pelo seu antigo mentor: Brizola.

Lulista? Sim! Dilmista? Talvez...
Outro comentário, na mesma entrevista, Pastor Everaldo foi a nota 9 que ele deu para Lula (talvez lhe faltasse um dedo para dar uma nota maior). Limitando-se apenas a criticar a atual presidente Dilma. Porém qual seria a real causa do seu rompimento com o Partido dos Trabalhadores?

Nas eleições de 1994 e 1998, o PSC lançou candidato próprio sem êxito. Porém, apoiou o PT desde sua eleição em 2002. Contudo, em 2010, ameaçou apoiar Serra, recebeu um valor de 4,7 milhões de reais, dessa forma, o PSC foi literalmente comprado pelo PT, passando a apoiar a Dilma. Todavia, o partido esperava mais com o acordo. Com o crescimento da legenda nas eleições de 2010 o partido desejava compor a base dos ministérios. Porém, o PT sempre teve maior proximidade com os neopentecostais, principalmente com a teologia da prosperidade da Igreja Universal, que é representada pelo PRB. Durante o governo Lula a legenda tinha a vice-presidência com Jose Alencar. Com Dilma, esse espaço foi retomado pelo PMDB, em março de 2011 o PRB foi contemplado com Ministério da Pesca e da Aquicultura com senador Marcelo Crivella. O PRB é um partido minoritário, e de menor força que o PSC. A administração do partido interpretou isso como uma traição, e inicio o desejo de lançar um candidato próprio para as próximas eleições presidenciais, passando a pensar numa estratégia para possivelmente lançar uma candidatura a presidente. Talvez por isso na avaliação do Pastor Everaldo o governo Dilma encontre-se com a nota 4.

PSC abraça o PseudoB
Em 2012 nas eleições municipais o Pastor Everaldo apoiou a candidata do PCdoB Manuela D'Avila em Porto Alegre, em favor de acordo com apoio para campanha de Ratinho Jr (PSC), em Curitiba. Tony Reis, líder LGBT Nacional, apoiou a candidatura do filho do Ratinho. Essa aliança PCdoB, PT e PSC se efetivou em algumas outras cidades. Em fevereiro de 2013, na Bahia, a Tribuna da Bahia noticiou a dificuldade de Jacques Wagner (PT) de obter o apoio dos socialistas cristãos do PSC, porém, louvou o feito conquistado pelo governador da Bahia Mas, tudo parecia mais apaziguado, principalmente com a negociação do PT com o PSC para ocupar a Comissão de Direitos Humanos em 2013, que foi ocupada pelo então desconhecido, pastor Marco Feliciano.

Dormiu Socialista Cristão, acordou Conservador-Liberal Cristão
Com os holofotes virados para Marco Feliciano, em março do mesmo ano, logo após as explosões, o Pastor Everaldo novamente não perdeu a chance de aparecer, tornou-se pré candidato a presidente em maio de 2013. Em novembro do mesmo ano de campanha fora de época,  o pastor aparece na Folha de São Paulo, já como “conservador” e em março de 2014 na Caros Amigos (onde talvez ele ainda tenha alguns amigos), como um reacionário.

Considerações
Por toda sua carreira, o Pastor Everaldo esteve ligado com as esquerdas, PCdoB, PDT, PSB. Todos partidos abortistas, feministas que são favoráveis ao casamento gay, e contra os direitos da propriedade individual. Porém, em apenas 9 meses, ele teve a capacidade majestosa de torna-se um fiel reacionário, defensor da livre iniciativa da família, esquecendo de todo seu passado. Toda essa bandeira foi notíciada, de início, pela mídia progressista, o que levanta mais suspeitas para candidatura do pastor. Everaldo conta com apoio em peso da Assembleia de Deus, e por meio disso, já realiza campanha presidencial fora de época.

Por isso é necessário todos estarmos atentos ao oportunismo, ou até mesmo, estrategia da esquerda de dividir o público da direita, retirando deles o apoio militânte protestante, tão importante para o quase fracasso de Dilma em 2010, e das conturbadas ações sobre a PL-122 e o fator Marco Feliciano. Para o Pastor Everaldo, Feliciano, seu colega de partido, não foi perseguido, ele ameniza com um eufemismo "ele foi mal interpretado". Nem para defender os seus colega de base Everaldo não tem coragem. Quando perguntado se é de direita, conservador, ele titubeia, "não sei... se você classifica o que eu pensa como conservador... tudo bem." A nota alta 9 vai para seu, ainda, grande ídolo, o X-9, Lula.

Uma do Bar do Ferreirinha


quinta-feira, 27 de março de 2014

Aviso aos navegantes

Aqui não tem censura - os que me conhecem sabem disso -, mas jamais vou tolerar falta de educação e ofensas pessoais contra quem quer que seja, venham de onde vierem (normalmente elas vêm de petralhas).

Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, reitoras da UFSC, defendem os traficantes da universidade

Ricardo Caprario, em comentário aqui no TMU disse: “Devemos fazer uma campanha séria para instituir uma lei no Brasil. Aluno que for pego usando droga deve ser expulso da universidade. Perder a vaga.”

No meu tempo era assim, xará, mas, infelizmente, os novos valores são os que valem, mesmo sendo bem piores. Tudo que é “velho” - o mérito, o heterossexualismo, a direita, etc. - foi pras cucuias graças a essa gentalha que tomou conta do país, tanto que as representantes do que há de mais importante para a formação de um povo - e que também fazem parte da gentalha - acham que uma universidade é lugar de se usar e traficar drogas.

Veja a nota da reitoria:

Hoje, 25 de março, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina foi vítima de uma ação violenta e desnecessária, comandada por Delegados da Polícia Federal, ferindo profundamente a autonomia universitária e os direitos humanos e qualquer protocolo que regule as relações entre as instituições neste país.

A partir do momento em que fomos informadas, por terceiros, sobre a ação da PF, suspendemos a reunião que estava em andamento com o comando de Greve local dos Técnicos Administrativos em Educação e imediatamente telefonamos para o Superintendente da Polícia Federal em exercício, Paulo Cassiano Junior, para solicitar esclarecimentos sobre a ação que estava sendo realizada. Nunca fomos informadas sobre a realização desse procedimento.

Lembramos ao Delegado que em todos os contatos com a Polícia Federal sempre foi solicitado que quaisquer ações de repressão violenta ao tráfico de drogas fossem realizadas fora das áreas da Universidade.

Segundo relatos que nos foram feitos por telefone a imagem era de terror. Antes mesmo de quaisquer conflitos existirem já estavam presentes um grande efetivo, a tropa de choque, armas de bala de borracha e cachorros.

Um efetivo pronto para o conflito, foi isso que encontraram os que foram até o local, inclusive representantes da Reitoria. Tentamos incansavelmente negociar com o Superintendente em exercício. A intransigência era clara e foi percebida por todos os presentes.

Foram agredidos muitos estudantes, técnicos administrativos e professores. Estavam presentes vários membros da Administração da Universidade. A Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas acompanhou todos os momentos. O Diretor do CFH, Paulo Pinheiro Machado, foi agredido.

Estavam presentes também o Chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Vieira, o Procurador Chefe, Cesar Azambuja e outros Secretários e Diretores da Administração Central. Toda a comunidade e autoridades universitárias foram profundamente desrespeitadas.

Em vários momentos já destacamos que agir dessa forma dentro do campus poderia colocar em risco a vida das pessoas. As crianças saiam do Núcleo de Desenvolvimento (NDI) e entraram em pânico no momento em que as bombas de gás começaram a ser lançadas. O cenário rememorava os períodos vividos nos mais violentos regimes de exceção.

Enquanto os relatos chegavam ao Gabinete, estávamos em constante contato com a Secretaria de Relações Institucionais, com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos em Brasília, solicitando uma mediação desses órgãos para que não ocorresse um previsível desfecho violento.

Reafirmamos nosso total repúdio ao lamentável episódio vivido hoje pela Comunidade Universitária. E reiteramos que, em nenhum momento, solicitamos ou fomos previamente informadas dessa ação.

Por que tanta truculência, intransigência e obstinação em levar adiante uma situação que já se anunciava como tragédia, enquanto outros caminhos mais lúcidos e racionais foram apresentados, os quais seriam dignos de uma autoridade de Estado?

Nos comprometemos a tomar as medidas cabíveis para preservar a UFSC e defender todos os que foram vítimas desse ato de violência.

 Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco

Perguntar não ofende

Alguém acredita que Graça Foster, “presidenta” da Lavanderia Petralhobras não sabia do tal “comitê de proprietários” e suas funções, que são descritos em detalhes no artigo 3º do acordo de acionistas da empresa, datado de 1º de setembro de 2006?

Charles Laughton não é lindo?

Marco Civil: Todas as vezes que o PT ganha, o Brasil e a liberdade perdem.

Paulo Eduardo Martins

CNI/Ibope: Aprovação do governo Dilma despenca 7% - Veja a Pesquisa em Gráficos

Avaliação do governo Dilma
Expectativa com relação ao restante do governo
Aprovação da maneira de governar de Dilma
Confiança em Dilma
Atuação em Educação
Atuação em Saúde
Atuação em Segurança Pública
Atuação em Combate à Fome e à Pobreza
Atuação em Meio Ambiente
Atuação em Inflação
Atuação em Taxa de Juros
Atuação em Impostos
Atuação em Combate ao Desemprego
Comparação com Governo Lula

O caos nosso de cada dia: TCU aponta 81% unidades do SUS com déficit de profissionais

Numa auditoria inédita do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovada nesta quarta-feira pelo plenário do tribunal, depois de visitarem 116 hospitais-gerais e prontos-socorros em todas as unidades da federação, os auditores do TCU concluíram que:

O fantástico desempenho do governo
A falta de equipamentos mínimos, como monitores e ventiladores pulmonares, leva ao bloqueio de leitos em 77% das unidades visitadas. Na gestão da presidente Dilma Rousseff, a quantidade de leitos ofertados pelo SUS diminuiu 3,2%. São 11,5 mil leitos a menos de 2010 para 2013, como cita a auditoria aprovada em plenário. A redução ocorreu em basicamente todo tipo de internação. No ano passado, a média no Brasil era de 2,51 leitos por mil habitantes. A média dos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi de 4,8 leitos. Na União Europeia, chegou a 5,3. A auditoria aponta que, segundo a OCDE, nos últimos dez anos, foi registrada queda média de 2% ao ano no número de leitos nos países da União Europeia.

O TCU também fiscalizou a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, cujo conselho é formado por quatro ministros – da Saúde, Casa Civil, Justiça e Fazenda. No relatório votado pelos ministros, são reproduzidas as últimas auditorias feitas no colegiado, responsável por definir o preço máximo de comercialização de medicamentos no país.

Numa comparação com outros nove países que também têm esse tipo de regulação, os auditores constataram que o Brasil tem 23 remédios – de um grupo de 50 mais comercializados – com o maior preço de mercado. Destes 50 princípios ativos, 43 têm preço acima da média internacional. Somente dois têm o menor preço no Brasil.

Os hospitais visitados têm um agudo quadro de superlotação das alas de emergência. A frequência com que a ocupação desses leitos excede a capacidade máxima é de 64%, conforme questionários respondidos pelos gestores das unidades. De cada dez hospitais, oito têm como principal motivo para o bloqueio de leitos a falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Já em seis, dentre dez unidades, o atendimento é inadequado por conta de equipamentos antigos ou desatualizados.

No caso da atenção básica em saúde, as unidades têm dificuldades de atrair ou fixar os profissionais de saúde e também falta dinheiro para custear o Programa Saúde da Família. Esta é a realidade em 65% dos hospitais visitados.

O TCU ainda vai aprofundar o estudo para, então, fazer determinações e recomendações ao Ministério da Saúde. Os próximos relatórios vão detalhar o impacto das políticas públicas adotadas pelo ministério. A pasta ainda não se pronunciou sobre a auditoria aprovada nesta quarta.

Do Globo.

Para completar a lambança na Saúde, o fracasso do PAC-2 na área, em levantamento do Conselho Federal de Medicina

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado ontem, revela o fracasso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) para Saúde e Saneamento, lançado em 2011. De acordo com a pesquisa, a apenas nove meses do fim do prazo, o governo federal só conseguiu entregar 14 das 513 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) prometidas para todo o País.

Além de ficar muito distante das metas do PAC-2, o governo Dilma não entregou qualquer UPA prometida para 20 estados. No DF, por exemplo, a promessa era inaugurar 10 UPAs até dezembro de 2011. Três anos depois, existem apenas 4.

O levantamento, realizado pelo CFM em parceria com a ONG Contas Abertas, é baseado em dados do próprio governo.

Do Claudio Humberto

Frase do Dia

“A singularidade dos governos do PT foi transformar o que deveria ser uma anomalia em método.”
José Serra

O fracasso da política de segurança do Rio de Janeiro em números


COMPARATIVO DAS INCIDÊNCIAS PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL NO ESTADO  
Janeiro de 2014 em relação a Janeiro de 2013        
Ocorrências 2013Janeiro 2014 %Diferença absoluto
Homicídio Doloso 397 469 18,1% 72
Latrocínio (Roubo seguido de morte) 11 15 - 4
Homicídio Decorrente de Intervenção Policial - Auto de resistência 29 49 - 20
Lesão Corporal Seguida de Morte 2 3 - 1
Letalidade Violenta (hom. + lat. + auto de resist. + lesão seg. de morte) 439 536 22,1% 97
Roubo de Veículo 1,946 3,216 65,3% 1,270
Roubo de Aparelho Celular 348 479 37,6% 131
Roubo a Transeunte 4,352 6,668 53,2% 2,316
Roubo em Coletivo 405 667 64,7% 262
Roubo de rua (transeunte + celular + coletivo) 5,105 7,814 53,1% 2,709
Roubo de Carga 336 550 63,7% 214
Extorsão Mediante Sequestro (Clássico) 1 0 - -1
Furto de Veículo 1,413 1,638 15,9% 225
Roubo a Banco 0 6 - 6
Roubo de Caixa Eletrônico 4 4 - 0
Roubo a Residência 125 123 -1,6% -2
Roubo a Estabelecimento Comercial 489 776 58,7% 287
Tentativa de Homicídio 383 538 40,5% 155
Lesão Corporal Dolosa 6,800 9,059 33,2% 2,259
Homicídio Culposo (trânsito) 175 197 12,6% 22
Lesão Corporal Culposa (trânsito) 3,396 3,996 17,7% 600
Estupro* (Estupro + AVP) 514 547 6,4% 33
Encontro de cadáver 46 64 - 18
Encontro de Ossada 2 3 - 1
Roubo com condução de vítima para saque em IF 8 9 - 1
Extorsão com momentânea privação da liberdade (Sequestro Relâmpago) 10 31 - 21
Extorsão 166 179 7,8% 13
Estelionato 3,328 3,046 -8,5% -282
Apreensão de drogas 2,025 2,653 31,0% 628
Armas Apreendidas 615 696 13,2% 81
Recuperação de veículo 1,542 2,342 51,9% 800
Cumprimento de Mandado de Prisão 1,167 1,490 27,7% 323
Prisões 2,120 2,682 26,5% 562
Apreensão de adolescente 402 562 39,8% 160
Ameaça 7,026 8,948 27,4% 1,922
Pessoas Desaparecidas 554 628 13,4% 74
Policiais mortos em serviço (PMERJ e PCERJ) 0 0 - 0
Total de Roubos 8,976 13,876 54,6% 4,900
Total de Furtos 16,111 17,284 7,3% 1,173
Total de Registro de ocorrência 61,491 76,238 24,0% 14,747

Fonte:
DGTIT/PCERJ/SESEG
       
Nota: Dados trabalhados pelos autores. Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública - NuPESP  
Obs.: Com objetivo de adequar as agregações de títulos às utilizadas pela SENASP, alguns dos números divulgados anteriormente foram revistos
e categorizados de acordo com essa metodologia. Para maiores informações, consultar o SITE do ISP, www.isp.rj.gov.br.    
João Batista Porto de Oliveira        
Analista Criminal -ISP        
mat. 100.058-7